segunda-feira, 3 de março de 2008

NARA LEÃO


Controvérsias sobre "Carcará"
O pessoal mais antigo conhece a música "Carcará" do João do Vale.
Nara Leão gravou 3 vezes (que eu me lembro):
no "show" "Opinião" (Nara, Zé Keti e João do Vale), no LP "5 na Bossa"
(com Edu Lobo e Tamba Trio) e no LP "O canto livre de Nara".
Segundo o livro do grande Sérgio Cabral ," Nara Leão, Uma biografia",
esses LPs foram lançados em 1965, sendo que o disco do "show Opinião"
foi gravado 64, quando Nara ainda fazia parte do show,
mas lançado apenas em 1965.O que voces não sabem e que eu pretendo contar-lhes agora sãoas controvérsias que permearam o lançamento da música Carcará.
Isso não está no livro do Sérgio Cabral, mas eu me lembro de acompanhar
nos jornais da época, talvez, mais expressamente na coluna do Sérgio Bittencourt,
que sempre criticava Nara , tanto a cantoria dela quanto suas posições .
Vocês sabem que Bethânia foi chamada para substituir Nara no show Opinião,
e dizem os jornais que foi um sucesso instantâneo.
Diz o Sérgio Cabral, que a interpretação de Maria Bethânia
de Cárcará fazia tanto sucesso que era semre bisada.
Pois é...
O jornalista e compositor Sérgio Bittencourt criticava em sua coluna,
quase diariamente, Nara e a Philips,
pq, dizia ele, Nara e a Philips impediam que a gravação de Carcará
com Bethânia fosse lançada ANTES do lançamento da gravação de Nara.
Vocês entendem agora a declaração de Nara, no "Ensaio",
quando ela faz questão de dizerque adorava a música "Tatuagem", do Chico, mas não ia gravar porque ele tinhadado para a irmã dele cantar e ela, Nara, só a gravaria depois que saísse odisco da irmã do Chico???Eu acho q Nara estava "se explicando" com os baianos...Não sei se essa história tem algum interesse para voces.
São lembranças que trago desde as "priscas" dos anos 60,
quando eu morava na querida Brusque,
e andava com os LPs de Nara embaixo do braço,
daqui para lá, decorando música por música,
e tocando para todos quantos eu pudesse tocar,
como podem atestar os meus queridos amigos de lá!
Eu fui DJ , antes do DJ, e era portátil!!! hehehe
Eu tornei uma obrigatoriedade
conhecer, ouvir, gostar e divulgar,
a grande arte da saudosa Nara Leão,
mãe do Francisco e da Isabel.
"Carcará, pega, mata e come!!!!!" MURILO ANTONIO

Nenhum comentário: