domingo, 30 de novembro de 2008

O TURISMO DA RECONSTRUÇÃO


O TURISMO DA RECONSTRUÇÃO
Jorge Linhaça
A ajuda humanitária aos habitantes de Santa Catarina tem sido enorme , vinda de todos os cantos do país, além de países do exterior.A solidariedade do povo brasileiro não chega a ser novidade para ninguém. A resposta do governo federal também foi rápida coma liberação de recursos para a reconstrução das cidades afetadas.No entanto, passado o impacto inicial e a exposição forte na mídia, a tendência é irmos aos poucos nos esquecendo da tragédia.O governo de Santa Catarina já estima, através da secretaria de turismo ( um dos carros chefes da economia das cidades atingidas), centenas de milhões de reais de prejuízo com o cancelamento de reservas para a temporada vindoura.Visitar as cidades quando tudo está bem qualquer um quer visitar, isso é natural do ser humano. Quando há problemas no entanto, mormente após uma tragédia como esta, a tendência é a mudança de planos, transferir as férias de veraneio para outras localidades.No entanto eu me arrisco aqui a apelar para o bom senso e a solidariedade mais do que para a vontade de estar em locais em que o conforto seja , talvez maior, do que nas cidades em questão nos próximos meses.Vamos tentar entender um pouco a realidade pós tragédia.As noticias que temos é que a indústria e o comércio foram profundamente afetados pelas enchentes.Muitas empresas por certo terão ainda um grande desafio daqui por diante para poderem se reestruturar.Algumas delas simplesmente deixarão de existir.O número de desempregados será, portanto enorme nos próximos meses. O comércio por certo é o mais fácil ( em termos ) de voltar a tomar fôlego em pouco tempo.Até mesmo os que sobrevivem de sub empregos, como os catadores de latinhas que vemos nas praias e cidades serão fortemente afetados.Deixar de viajar para essas cidades, portanto, é praticamente condenar a população a mais uma tragédia ou se preferirem à prorrogação da tragédia por um tempo ainda maior.Então estou aqui sugerindo uma nova modalidade de turismo, o turismo da reconstrução, não a reconstrução de prédios, estradas, ou logradouros, mas sim o turismo da reconstrução de vidas.Manter os planos para visitar essas cidades, mais do que dar a oportunidade de lazer, diversão, e de ver a força de um povo na luta pela reconstrução de suas cidades, nos dá a oportunidade de participar ativamente , mesmo sem sentir, da reconstrução da auto-estima de um povo abalado por uma tragédia sem precedentes. Portanto ouso pedir aos que já haviam programado suas férias para quaisquer das cidades atingidas, que mantenham seus planos, que não os modifiquem.Ouso mais, ouso pedir que, aqueles que ainda não definiram suas viagens de férias, que pensem seriamente em irem para essas cidades.
ENTÃO, QUE TAL? VAMOS AJUDAR A RECONSTRUIR VIDAS?
anjo.loyro@gmail.com

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

RICARDO KOCTUS


Após 15 anos ao lado de uma das mais prestigiadas bandas do pop brasileiro, o baixista Ricardo Koctus investe agora também em um trabalho solo. O homem responsável pelas notas graves do Pato Fu, desta vez solta a voz e o violão, acompanhados de sua banda no projeto Stereoteca.De trajetória recente e com poucos shows já realizados, o trabalho solo de Ricardo Koctus já ganhou elogios pela personalidade criativa do músico e está atraindo a curiosidade de todos.Com uma mistura bem dosada de mpb, rock, samba, folk e outros estilos, ele terá a companhia da cantora Patrícia Lima, conhecida como a sereia do Alto Vera Cruz pelo bom trabalho feito com grupos locais. Ela interpretará algumas canções de Koctus e será responsável também pelos backing vocals em outras músicas.
No show do Stereoteca, Koctus será acompanhado pelos músicos Gérson Barral, nos contrabaixos acústico e elétrico, André Lima nos teclados e Robinson Matos na bateria.Ricardo Koctus.Como grande parte dos músicos belo-horizontinos, Ricardo Koctus iniciou sua carreira tocando em bares da capital, no início da década de 1990. Participou das bandas Náuplio e Sustados por 1 Gesto, esta última com o guitarrista Jonh Ulhôa.Os dois trabalhavam juntos em uma loja de instrumentos musicais, em 1992, quando conheceram Fernanda Takai, com quem criaram o Pato Fu. A carreira da banda deslanchou rapidamente com um contrato com a BMG e diversos prêmios, alçando os mineiros ao primeiro time da música pop brasileira. Com estilo musical único e característico, o Pato Fu rompeu recentemente com a multinacional e voltou ao mercado independente. Além do Pato Fu, Ricardo Koctus já desenvolvia um trabalho paralelo como fotógrafo e à frente da banda Let´s Presley, interpretando os maiores sucessos do rei do rock.Em seu novo projeto solo, Koctus se inspira na simplicidade e leveza que se espraiam pelo cotidiano. Ainda envolvido com o recente nascimento de Maria, sua primeira filha, ele define sua música como um “misto de alegria e doçura, mas também de melancolia e contemplação”.
fonte overmundo

NEUZA LADEIRA


Vasos febris
Quanto mais brotos mais devastação
O bocejo cheio de sono avisa em ato repetido
O sono estridente a mente disforme. Durma!
A criança cansada com os olhos da lua
Não sabe mais dormir tem que estar em guarda
Pois o vampiro tedioso e faminto a caça
Desassossego repulsivo a vida nada vale
NEUZA LADEIRA/ foto de bresson

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

SANTA CATARINA URGENTE!


Caros Poetas,
A mais alta poesia é um gesto de amor e solidariedade.
O Jornal local da RBS em Santa Catarina, retransmissora da TV Globo, acaba de mostrar cenas das cidades mais afetadas pelas enchentes: centenas de pessoas nas ruas procurando comida, algumas pegando comida boiando nas águas barrentas. Há várias cidades no Vale do Itajaí ainda completamente ilhadas. São mais de 43 mil desabrigados. O pedido é de alimentos prontos e água mineral, pois não há cozinha e nem água para preparo. Há vários pontos de arrecadação no país.
Doações em dinheiro também podem ser feitas.
A Defesa Civil está com três contas disponíveis para doação:
Banco do Brasil – Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7;
Besc – Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0;
Bradesco S/A - 237 Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1
O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, com CNPJ - 04.426.883/0001-57.
Esse é o momento de mostrar nossa solidariedade! Vamos ajudar quem tanto precisa!
Pedimos que retransmitam a todos seus contatos. Vamos fazer uma rede de solidariedade.NEIDA ROCHA

SALOMÃO SOUSA

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

PRÊMIO DARDOS PARA CLEVANE PESSOA


Prêmio Dardos ,cada blogueiro mostra em transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, criatividade,pensamento vivo ,intacto entre suas letras, entre suas palavras." Concedido por Leila Míccolis
PREMIADO COM O
PRÊMIO DARDOS
"Com o Prêmio Dardos reconhecemos os valores que cada blogueiro mostra a cada dia no empenho em transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, em demonstrar, em suma, sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras."
Meu blog ACHAMARTE,vem de receber o prêmio virtual, através de Leila Míccolis ( http://leilamiccolis.blogspot.com ), que o ofereceu de maneira muito delicada, a quinze escolhidos, como se oferecesse uma rosa a cada bloggeiro contemplado.
Eu, que tenho dedicado meus dias à divulgação cultural, principalmente, não posso negar que a alegria é genuína.Fiquei muito contente.Tudo que vem da atriz , poeta , literata e amiga,tem o peso impensável da beleza e da generosidade.Já lhe agradeci e comento agora, comunico e compartilho com os amigos, leitores e pessoas que transitam com seus textos e arte em meu espaço.
Clevane Pessoa de Araújo LopesDiretora Regional do InBrasCi em Belo Horizonte,
Embaixadora Universal da Paz.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

CELITO MEDEIROS


O Poeta Plural
Celito Medeiros
O vasto legado de Fernando Pessoa
A magistral ruptura explícita e nua
Num tempo que sempre passa e voa
Até pelos ares se ao encalço da lua

Fustigou o pranto tocando a alma
Arrebatou as palavras para lutar
Segurando uma pena na sua palma
Como a doce e calma onda do mar

Sem estardalhaço costurou o verso
Disparando torpedos de pura magia
Pelas palavras de um réu confesso

Dos poemas sem mensagem tardia
Lacrou o sentimento bem expresso
Do plural poeta com tanta ousadia

PATO FU E ERIKA MACHADO


Ricardo Koctus está lançando seu primeiro CD autoral. Com uma produção musical de Gérson Barral e Carlos Eduardo Miranda, Ricardo deixa o baixo e assume os vocais e violões. O CD traz 12 canções e conta com o projeto gráfico de Marcelo Dante e fotografias de Tiago Capute e do próprio Ricardo. O lançamento está previsto pra Novembro, mas você já pode ouvir as músicas no MySpace do artista.
Fernanda acaba de voltar de mais uma viagem ao Japão, dessa vez pra se apresentar com o pianista Marcelo Bratke no concerto da Camerata Vale Música em Tokyo e Nagoya. Trajeto corrido, mas muito gratificante.John Ulhoa anda produzindo várias coisa novas, entre artistas, trilhas de cinema... Aos poucos todos estes trabalhos virão à tona. Um exemplo é o novo disco de Érika Machado, que começou a ser gravado agora em novembro, e está previsto pro início de 2009.O MySpace do Pato Fu está todo de cara nova, vale a pena dar um conferida!

MÁRCIA SANCHEZ LUZ


Domingo, 22 de Junho de 2008
Soneto a Machado de Assis
Oh! Flor do céu! Oh! Flor cândida e pura!
Em teu perfume trazes a magia
da paz ausente em dias de ternura.
Dá-me o caminho de tua calmaria!

Preciso achar-te, flor que tudo cura!
A chaga aberta dói em demasia
e sofro inquieta a minha desventura,
sem encontrar no íntimo alegria.

Estar perdida aqui só me afiança
que a vida assim não vai aliviar
a dor que queima em mim feito fornalha.

Mas inda resta um pouco de esperança
de um dia enfim a Flor, do céu, brotar:
Perde-se a vida, ganha-se a batalha.
© Márcia Sanchez Luz

GRUA LIVROS


Grua Livros lança “Primeiro do Ano”
Com histórias sobre os encontros e desencontros da vida a dois
Em “Primeiro do ano”, romance do paulista Adauto Leva, é apresentado ao leitor um painel de relações amorosas, onde a união é sempre provisória e o ideal romântico do encontro definitivo nunca se realiza para jovens adultos que vivem entre o pop e a tradição. O título foi lançado pela Grua Livros, dia 18 de novembro, na Livraria da Vila, Unidade Lorena.Adauto construiu o romance com diversas técnicas narrativas, que se integram de maneira criativa para apresentar um panorama da vida a dois e um retrato bem acabado da juventude urbana contemporânea. São alternadas reflexões do narrador num primeiro de janeiro solitário e textos curtos que o narrador-personagem escrevera originalmente para participar de um concurso de contos. Os casais que desfilam pelas narrativas procurando criar, experimentar ou, quando fracassam, entender uma relação rompida, além do próprio narrador em busca de construir sua identidade; como as grandes personagens já criadas na literatura brasileira. Primeiro do Ano ganhou o Prêmio Nascente USP/Abril 2002, na categoria Ficção.Sobre o autor:Adauto Leva, paulista de Votuporanga, nasceu em 1970, é formado em Filosofia e pesquisador nas áreas de mercado e de opinião pública. Tem crônicas e contos publicados em periódicos e em material didático. Primeiro do Ano é seu primeiro livro.www.grualivros.com.br

RAYMUNDO ARAUJO FILHO


Keynes ou Não Keynes, Não é a Questão! *Raymundo Araujo FilhoNão sou economista (embora conheço alguns muito bons). E ainda por cima acho que a questão política é SEMPRE mais importante do que a econômica. É a Política que comanda a Economia. E não o contrário.Os capitalistas sempre tentam fazer parecer o contrário. O diabo é que muitas parcelas dos que se dizem de esquerda foram influenciados por esta falácia. Notadamente aqueles que, ao chegarem ao Poder Político Formal, reduzem os seus horizontes ideológicos, justamente para manterem-se nesta esfera da atuação política: O Poder Institucional.Assim, como um dos maiores males que Lula e sua gangue deixarão para o Brasil é a pecha que a esquerda é aquilo ali, outro grande mal que acomete o Brasil, desta vez chancelado pelo Capitalismo, na sua forma atual, o Neoliberalismo, é a redução de horizontes, também na práxis política e sua subseqüente proposição econômica e das formulações para saídas para o atual momento de "crise”.Nada logrará a favor da Justiça Social e Econômica, sem estarmos colocando o Povo Trabalhador e Pobres em geral, como Centro de tudo, e não a Economia e seus mecanismos regulatórios do Capital. E este, sempre em oposição ao Trabalho. Ou a Luta de Classes é algo Sazonal, apenas em períodos eleitorais?É enfadonho, hoje vermos gente (economistas e não economistas) a discutir se é Keynes ou não, o viável para este momento. Em vez de reafirmarmos que nada deve ser feito dentro da ótica formal do Capitalismo, para superarmos esta crise de acumulação de Capital e Assalto Frontal aos cofres públicos pelos que especularam a valer, e agora chantageiam com a pulverização do Fundos que a Classe Média aplicou, a colocando como refém (valem 10% do que o capital aplicou).Ao meu ver, é isso que define o que é ou não Revolucionário. E não as pseudo bravatas de "esquerdistas de cartilhazinha pseudo radical" mas de prática adesista e pelega.Neste momento, o Povo Trabalhador e Pobres em geral sofrem grave e cruel derrota. Dentro da lógica capitalista, com Keynes ou não, só teremos migalhas para mal mitigar o sofrimento de parcelas ínfimas e as visíveis no tecido social. A ralé, continuará no andar de baixo das Galés, e com a ração ainda mais racionadas, além do aumento das chibatadas.E uns, ficam a discutir o sexo de Keynes. Já que não têm formulação que preste, ao menos poderiam respeitar os Mortos, Natimortos, Doentes, Esfomeados e Angustiados, que surgirão sob a égide desta crise fabricada, como se fosse um corolário do trabalho de 8 anos dos neocoms, e seu boneco ventríloqüo George W. Bush. E agora substituído por um artista novo, que vai "normalizar" as coisas para o Capital seguir se curso de exploração do trabalho.Então, que se mantenham em clara locupletação das benesses do Poder, com o servilismo explícito que não têm o pudor em exercitar, mas em Silêncio, por favor.Para este projeto do Capital-agora-sem-Bush (com se tivesse se transformado em Capitalismo Bonzinho), já tem muita gente apoiando e trabalhando. Estes que se dizem de esquerda quererem também colaborar, é um vexame sem tamanho.Prá que Direita? Com uma "esquerda" destas?
*Raymundo Araujo Filho é médico veterinário homeopata e detesta discutir o sexo dos anjos.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

CAPTAIN FANTASTIC ELTON JOHN


O "Captain Fantastic" é mesmo um disco fabuloso, na minha opinião. Esse disco tem de ser melhor analisado do ponto de vista dos Anos 70, aonde havia muito psicodelismo, bandas e artistas de muita qualidade na época arrebendando no cenário internacional. Naquele época ter personalidade musical, e ainda por cima se destacar, era algo que exigia muito talento por parte do artista. Elton John foi o cara que deu prosseguimento, por assim dizer, ao trabalho de excelente qualidade que fez os Beatles por quase 10 anos. Marcou e ainda marca pelo seu jeito diferente de apresentar suas músicas cantando com uma voz inegualável, tocando com muita maestria e compondo melodias pop-rock-jazz de extremo bom gosto. Oscila entre baladas magistrais e cria rock ao piano como ninguém o faz e o fez em sua época. Já com 20 e poucos anos Elton transpirava talento antes mesmo de tocar a primeira nota ou o primeiro acorde. Sua estrela era percebida e admirada antes mesmo dele abrir a boca para cantar qualquer coisa. E poucos artistas como ele fizeram e fazem, de cada música executada, uma verdadeira aula de interpretação musical tendo por trás os textos poéticos de Taupin. Enfim, "Captain Fantastic", juntamente com "Goodbye Yellow Bric Road" sintetizam muito disso que eu citei acima. E só entende a beleza disso tudo quem escuta mais e mais estes dois discos e/ou viveu intensamente aquela época de ouro. Ou tem um "EJ" estampado no coração como nós!!! ANDRÉ/COMUNIDADE ELTON JOHN FOREVER

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

GUSTAVO DOURADO


Vladimir Carvalho, Gustavo Dourado, Carlos Alberto Matos, Cinememória
e o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro convidam para o lançamento dos livros ABC de Vladimir Carvalho(de Gustavo Dourado)
e Pedras na Lua e Pelejas no Planalto(de Carlos Alberto Matos),
na pérgola do Hotel Nacional de Brasília.
Data: 22 de novembro de 2008 - Sábado.
Horário: 17 horas.
Local: Hotel Nacional.na foto: GUSTAVO DOURADO

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

JUSSÁRA C. GODINHO


Tempo perdido

Se eu pudesse voltar no tempo
Se me desse alguns anos a menos
juro que correria
atrás de um sonho de amor
amor inventado que todos temos
e no caminho ficou perdido
e ainda trago guardado
no fundo do coração,
transformado na mais doce ilusão!

Jussára C Godinho - Ju Virginiana

NEUZA LADEIRA


Sei que desperta mas dormi este sono
Em leste úmido afetando o oeste squecido pois o sul delirante cheira rapé asfixiante sonhando em canto rei lá nas cascatas circulares movediças flutuantes...
Um mundo dos comedores de homens...
O primoroso podendo se colocar mas mutantes letrados aqueles versos do homem nu se ajeitando frente à nudez social
Querido há muito descobri, que no novo capital o animal cada dia mais feroz mais perdido faça chuva ou sol
Em jaulas nos corredores e avenidas entupidas conseqüência lógica ou mundo onde o dinheiro balança
Querido procura em seus versos os meus ?
Somos iguais que até estremeço.
A sombra deste olmo abro os braços
Acolho-te nos meus dando os laços.
NEUZA LADEIRA
TELA: SALVADOR DALI

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

EDITORA GLOBO LANÇAMENTOS

TOM ZÉ


LOCAIS DOS SHOWS
Povo que perguntou, os shows do Nordeste serão nestes dias e horários, em novembro:
25 e 26, ARACAJU, Teatro Tobias Barreto, às 9 da noite, às 21h, como a produção me pede pra escrever; vá lá;
27, MACEIÓ, Teatro Gustavo Leite, às 21h;
28, RECIFE, Teatro da UPFE, 21h;
29 e 30, FORTALEZA, Anfiteatro Dragão do Mar, no dia 29 às 21h e no dia 30 às 20h
blog do tom ze/

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

MÁRCIA SANCHEZ LUZ


Amor Rarefeito
Se pensas que meu coração não cansa
das inverdades ditas como em fitas
de velhos filmes, quando a dor em lança,
sufoca o peito por tantas desditas.

Se pensas que me calas com voz mansa
e que me alentas com raras visitas,
esquece tudo e pesa na balança
as minhas mãos, vazias, sós, aflitas.

Espero assim que entendas que é finito
o amor que, rarefeito, não me basta;
é como o ar, preciso dele todo!

Caso contrário, serei ser extinto
por ter da vida tudo o que me afasta
e que não quero. Nego-me ao engodo!
© Márcia Sanchez Luz

NEUZA LADEIRA


Visitando os amigosComo posso
Como posso arrumar a cama
Encostar a cabeça no travesseiro e me cobrir com o lençol
Como posso me assentar frente à TV e ver vidas tão feias ruins e curvas
A sinceridade é um primor e o nosso problema é este não a conhecemos.
Meu saco anda cheio de doenças destas infelizes que matam
Mas vivo no mundo doente
Nada sei e nem quem sou foi tirada a alma da garota na hora h
Meus esplendores são torpedos homens sem sensibilidades brutos
Neuza Ladeira

terça-feira, 4 de novembro de 2008

POEMETO PARA EVERI CARRARA


Poemeto para Everi Carrara:
Clevane Pessoa

Cavaleiro andante
das muitas frentes de batalha:
continue a lutar
contra os moinhos de vento.
Na campana, estende-se o trigal
de suas ações incontáveis,
após a semeadura.
E é dele que o pão virá,
de farta messe.

Abrs;CLEVANE PESSOA/ belo horizonte-MG

CÊ TÁ PENSANDO QUE EU SOU LOKI


Bonito…
PEDRO CANÁRIO
O FINO DA MOSTRA
A princípio é apenas uma cinebiografia em forma de documentário, mas já nos primeiros 15 minutos de filme percebe-se que Loki – Arnaldo Baptista vai muito além disso. A partir de uma pintura do próprio Mutante (que desenvolveu esse hobby depois de um acidente em que ficou um mês em coma), o longa mostra como a cabeça de Arnaldo Baptista é absolutamente incompreensível e define sua importância, não só para o rock, mas para a música brasileira.Sem o objetivo de tentar definir alguém que é tratado como o maior gênio da arte nacional, o documentário fixa-se simplesmente em contar a trajetória de Arnaldo Baptista antes, durante e depois d’Os Mutantes. Suas aventuras, desventuras e seus momentos mais complicados e sombrios, desde o casamento com Rita Lee, até as internações em hospitais psiquiátricos.Cheio de depoimentos de nomes de peso, como os outros Mutantes (menos Rita Lee, é claro), Gilberto Gil, Lobão, Liminha, etc., o filme consegue passar a admiração e o carinho que todos os que participam do longa, inclusive os diretores, têm pelo músico, mas, muito mais do que isso, Loki consegue emocionar de diferentes formas cada um dos espectadores.Sendo um documentário, a película impressiona ainda mais por deixar de lado o viés quadrado de simplesmente contar uma história, e deixa a todos os que estão diante da tela abismados com a densidade e a inteligência de alguém que durante muito tempo foi considerado um louco. Loki consegue, em cada minuto, emocionar o espectador; fazer com que ele sinta o mesmo apreço que todos aqueles que falam no filme têm por Arnaldo. O longa é uma grande homenagem justificada em si mesma. É um filme, acima de tudo, bonito.
ENVIADO POR LUCINHA/ARNALDO

SEMANA TORQUATO NETO


Programação:
Dia 8/11/2008 (Sábado):
- 17 horas - Exibição dos documentários:
- O Anjo Torto da Cultura Brasileira - Rogério Duarte.
- Torquato Neto - Terror da Vermelha - Isana Barbosa e Ramyro Leal
Local: Sala Torquato Neto - Clube dos Diários.
- 19 horas - Exibição dos filmes:
- Terror da Vermelha - Torquato Neto.
- Nosferato no Brasil - Ivan Cardoso.
Local: Sala Torquato Neto - Clube dos Diários.
- 21 horas
- Show Literato Cantabili (de Claúdia Simone), com o lançamento do livro Torquato Neto ou a Carne Seca é Servida, do jornalista Kenard Kruel.
Local: Espaço Cultural Osório Júnior.
Dia 9/11/2008 (Domingo):
- 17 horas
- Documentários sobre Torquato Neto.
- Torquato Neto – TV Meio Norte.
- Torquato Neto – Câmara Municipal de São Paulo.
Local: Sala Torquato Neto - Clube dos Diários.
18 horas
- Mesa de Debate: Vida e Obra de Torquato Neto.
- Participação: Noronha Filho, Claudete Dias, Arnaldo Albuquerque, Fifi Bezerra, Dr. Heli Nunes, Edwar Castelo Branco, Menezes Y Morais, Herondina Mendes, Durvalino Couto Filho, George Mendes, Aci Campelo e Emerson Araújo.Mediador: Kenard Kruel.
Local: Sala Torquato Neto - Clube dos Diários.
19:30 horas
- Mesa de Debate: Geração 70 no Piauí.
- Participação: Airton Sampaio, Rubervan du Nascimento, Menezes Y Morais, Emerson Araújo, J. Luiz Rocha do Nascimento, Bezerra JP, M. de Moura Filho, Herculano Moraes, Francisco Miguel de Moura, Paulo Machado, Adriano Lobão, Graça Vilhena, Marleide Lins Albuquerque, Aci Campelo e Emerson Araújo.Mediador: Kenard Kruel.Local: Sala Torquato Neto - Clube dos Diários.
Semana Torquato Neto
Promoção: Sindicato dos Escritores no Piauí.
Apoio: Sindicato dos Músicos do Piauí, Sindicato dos Jornalistas do Piauí, UBE-PI, APL, Fundação Nacional do Humor, UFPI, UESPI, IPOP, Academia Piauiense de Letras, Prefeitura de Teresina (Secretaria da Educação - Secretaria da Comuinicação Social), Governo do Estado (CCOM - SEDUC - FUNDAC).fonte: KENARD KRUEL/TERESINA-PI