terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PIER PAOLO PASOLINI


texto do Glauber Rocha:
A MORAL DE UM NOVO CRISTO

[...]
Pier Paolo Pasolini em 1964, filmou Il Vangelo secondo Matteo [O Evangelho segundo São Mateus].
Versão moderna da vida de Cristo, análise histórica do fenômeno judaico e tentativa de nova moral revolucionária, o filme de Pasolini foi atacado por setores da crítica francesa.
Pasolini respondeu e deu a chave do problema: “A sordidez da crítica francesa recusa admitir a existência de um subproletariado em evolução nos países subdesenvolvidos, recusa compreender os valores destas novas forças. A cultura francesa caiu num racionalismo que Sartre já denunciou como aristocrático e decadente...”.11
Pasolini deixou claro que a crise de consciência do cinema moderno é o reflexo da crise da Europa Ocidental capitalista.
Seu Cristo — que prega a intolerância antes da piedade, que prega a violência antes da complacência, que se revolta contra o Pai quando, na Cruz, se vê desamparado — é o porta-voz de nova moral: a moral do homem subdesenvolvido consciente.
O Cristo de Pasolini é um estigma contra a alienação: alienação é a piedade, a complacência, a hipocrisia, o tabu sexual, o servilismo, todos comportamentos que caracterizam o homem subdesenvolvido, ou melhor, o homem colonizado.
O Cristo de Pasolini é um revolucionário que sucede ao Cristo anárquico de Buñuel.
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fonte:
[original]
“A moral de um novo Cristo”, em Ado Kyrou, Luis Buñuel, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1966.
[reeditado]
"O Século do cinema: Glauber Rocha", [às fls.185 a 190]
prefácio do Ismail Xavier, São Paulo: Cosac Naify, 2006, 416 pp. [com 62 ilustrações].
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fonte eletrônica:
[ http://pt.scribd.com/doc/40278532/Glauber-Rocha-O-Seculo-do-Cinema-2006 ]
sobre o EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS/comunidade pier paolo pasolini
mrl-x

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