"Teorema", de Pier Paolo Pasolini
Este filme, quando lançado na segunda metade da década de 60, provou
frisson, a despertar, aqui e ali, polêmicas. A família burguesa de um
industrial (Massimo Girotti) recebe o comunicado da chegada de um anjo
(Terence Stamp). Estabelecido este no seio familiar, tem início, então, a
um processo de desintegração. O anjo tem relações carnais com todos os
elementos da casa, inclusive com a empregada (Laura Betti). A estrutura
narrativa obedece ao arquétipo do elemento deflagrador, quando um
personagem desconhecido chega a determinado lugar e provoca
transformações, a causar uma espécie de desintegração de certos
preceitos estabelecidos. Vê-se isso, e para ficar em poucos exemplos, em
filmes dos mais variados gêneros e dos mais diferentes autores. Em Os
brutos também amam (Shane, 1953), de George Stevens, clássico do
western, o pistoleiro interpretado por Alan Ladd surge, de repente, e
sua presença vem como um justiciamento para uma terra sem lei. William
Holden em Férias de amor (Picnic, 1956) também abala preconceitos
arraigados com a sua chegada e a sua presença viril. Geralmente esses
personagens chegam e vão embora a deixar, com suas presenças, uma marca
para nunca mais ser esquecida. Vê-se também o elemento deflagrador, como
mola propulsora do processo de esfacelamento, em filmes baianos, como é
o caso de O anjo negro (1973), de José Umberto, quando um negro (Mário
Gusmão), tal qual o anjo pasoliniano, chega não se sabe de onde e
provoca uma aguda crise de identidade numa família colonial e barroca.
A família de Teorema é constituída de um pai, uma mãe (Silvana
Mangano), e dois filhos: um homem e uma mulher, além da empregada. Após a
carnal knowledge com o filho, este entra em conflito e começa a pintar
quadros abstratos. A filha entra em estado de catatonia. A mãe sai,
pelas ruas de Roma, à procura de amantes numa sede de sexo insaciável. O
industrial, o chefe da família, doa a sua fábrica aos operários e corre
nu, e desesperado, pelo deserto. A única que se salva, por assim dizer,
é a empregada, que se retira da casa em direção a sua aldeia e entra em
levitação, admirada como santa pelos habitantes do lugarejo.
Teorema foi realizado logo depois de O evangelho segundo São Matheus, que pode ser considerado um dos mais belos filmes sobre a vida de Cristo. A crítica ficou perplexa pela beleza de suas imagens e também pelo fato de Pasolini, marxista convicto, materialista, ter feito um filme de tanta religiosidade, dedicado, inclusive, ao Papa João XXIII, idealizador da reforma da Igreja com o Concílio do Vaticano dos anos 60.
A escrita pasoliana é muito original e dotada de uma grande sensibilidade na apreensão dos gestos insólitos do homem do povo, dos párias da vida.
***
Fonte:
http://setarosblog.blogspot.com/2009/06/ teorema-de-pier-paolo-pasolini.html
Teorema foi realizado logo depois de O evangelho segundo São Matheus, que pode ser considerado um dos mais belos filmes sobre a vida de Cristo. A crítica ficou perplexa pela beleza de suas imagens e também pelo fato de Pasolini, marxista convicto, materialista, ter feito um filme de tanta religiosidade, dedicado, inclusive, ao Papa João XXIII, idealizador da reforma da Igreja com o Concílio do Vaticano dos anos 60.
A escrita pasoliana é muito original e dotada de uma grande sensibilidade na apreensão dos gestos insólitos do homem do povo, dos párias da vida.
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Fonte:
http://setarosblog.blogspot.com/2009/06/
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