quinta-feira, 11 de outubro de 2012

SONINHA FRANCINE

Amanhã e depois e no ano que vem - valendo agora

Ontem eu queria mandar uma foto para a Lylian por email. Distraída, tuitei. Olha o perigo.

***
Hoje eu ia salvar um texto como rascunho para reler e publicar mais tarde e... publiquei na hora. Tá boa, a cabeça aqui.

(Também, os botões são bem ao lado um do outro e o Publicar "grita", pô)



Qdo eu erro de madrugada, não acontece nada. No meio da tarde... Fué. Deu G1 e, fiquei sabendo agora, SPTV 2. Afff

***
Nem vou reler.

Saindo do centro budista eu fico mais boazinha e talvez queira suavizar alguma coisa rs. Como já saiu até publicado, agora deixa. Então... Ao post.

>>>>>>

"O que você vai fazer no segundo turno?"

Ficar "neutra", eu não vou.
Talvez houvesse algum cenário doido de segundo turno em que eu ficasse "neutra", mas não consigo imaginar tal coisa. Talvez eu dissesse NEM UM, NEM OUTRO. Assim, expressamente. "Neutro" = tanto faz. A diferença simbólica entre voto nulo ("nenhum dos dois") e voto em branco ("Por mim...).

Eu respeito o voto nulo. Claro! Se o cidadão é obrigado a votar, ele tem de ter o direito de dizer NÃO QUERO VOTAR EM NENHUM DESSES.

Não é verdade que se os votos nulos forem mais da metade do total, a eleição é "desfeita" e refeita. Isso acontece se mais de metade dos votos for anulada à revelia da vontade do eleitor. Por exemplo: ele VOTOU em alguém, mas esse alguém tinha tido a candidatura cassada ou renunciou.

Mas é um direito. E é um "recado das urnas".

***
Eu sou a favor do voto facultativo e a maioria dos presentes ao Congresso Nacional do PPS também foi. Registramos isso como bandeira do partido. As pessoas tem de votar porque QUEREM, porque FAZEM QUESTÃO e se sentem confiantes, não porque são obrigadas. E muitas, muitas só votam porque são obrigadas.

Acompanhar política, sei bem, é um saco. Mais ainda porque entender o que se passa é muito difícil - ainda mais porque ninguém EXPLICA. A professora de Biologia tem o maior trabalho para mostrar como funciona o diagrama de Linus-Pauling, para calcular como seria a distribuição dos elétrons em suas "órbitas". Mas voto proporcional, nenhum professor saberia explicar. Eles também não aprenderam.

***
Então quem quiser votar nulo no segundo turno, pode.

Como se precisasse da minha autorização!

Acho de uma pretensão muito engraçada um candidato dizer "meus eleitores estão liberados para votar conforme a sua consciência". Ué, a gente tem de alforriá-los?

***
Eu votei 23 no segundo turno em 2008. Foi o primeiro voto nulo da minha vida. Mas foi o "voto útil" ao contrário.

Voto útil é aquele que a gente dá no que considera "menos pior" - um jeito de justificar, até para si mesmo, chegar lá na urna e apertar o número de alguém que jamais seria sua primeira opção. Foi assim no voto no Fleury, pra muita gente.

Eu fiz questão de deixar meu voto 23 ali porque não seria capaz de votar no 25 (Democratas). Achei que o Kassab tinha continuado dignamente a gestão do Serra, tocando bem os projetos iniciados, mantendo o Secretariado do titular (quando não era tucano, era de pessoas em quem o Serra confiou, como o Calil). Mas o DEM ter meu voto, afe.

PORÉM, admito: se ele aparecesse empatado ou atrás da Marta, eu teria votado. Porque minha experiência com o PT depois que me elegi vereadora foi tão terrível que eu não queria de jeito nenhum que eles assumissem a prefeitura.

***
Neste segundo turno, uma coisa é certa - nem eu, nem o PPS cogitamos apoiar o PT. Eu desaprovo, reprovo, condeno mais, bem mais da metade das práticas do meu ex-partido (tanto é que saí). O PT mente mais e tem menos escrúpulo do que os outros. Até porque mantém o verniz da pureza, o discurso de vítima, de pobre coitado, de baluarte dos oprimidos quando está NO PODER há DEZ ANOS e o exerce com volúpia. Porque usa o discurso mais nocivo para quem pretende qualificar a política, a noção de cidadania e de sujeito de direitos - o do "amigo" dos "pobres". "Amigo". Quando não "pai", "mãe". E os intelectuais que vem a público defender o PT ou não acham nada de mais nisso, ou acham que tem de defender o PT mesmo tapando o nariz de vez em quando. Fingem que ignoram as práticas desonestas.

***
Até a Dilma eu prefiro ao PT. Aliás, acho que ela está de saco cada vez mais cheio. "Diz que a Marta tem de ficar no Senado", diz o Lula. "Tira a Marta do Senado e dá um Ministério pra ela", ordena o Lula. Isso porque o Lula não gosta da Marta e, sempre que pode, impede que ela seja candidata. Nas duas últimas eleições para o governo do estado foi assim. Mas precisou dela pra dar uma força para o seu poste. Escrevi e apaguei a palavra, porque soa feia demais, mas escrevi de novo - porque o Haddad aceitou fazer o papel de poste ungido pelo Lula. Aceitou a possibilidade de atropelar a Marta e não correr o risco de disputar prévias com ela.

***
Se eu gosto do PSDB? Eu não. Partido desunido e medroso. Ao menos isso podiam aprender com o PT.

Mas vou votar no Serra. Porque sei - não é que acredito, eu SEI - que não é ladrão ou higienista, as acusações graves e nojentas que fazem contra ele ("Serra não gosta de pobre", "Serra não gosta de nordestino". Meu deus. Hitler, que Lula declarou admirar em uma entrevista, não faria pior). Se eu tivesse a MENOR dúvida em relação a isso, não votaria nele nem que o adversário fosse o Lula. Aí era nulo mesmo.

Também sei que Serra não é "fujão" - como se tivesse largado a prefeitura no meio para esquiar na Suíça, e não para assumir o governo do estado. Para o qual concorreu a pedido dos tucanos, que, depois de jogar bosta na Geni, foram lá pedir "Vá com ele vá, Geni; você pode nos salvar, você vai nos redimir". O Alckmin não disputaria a reeleição (claro) e os possíveis candidatos tucanos pareciam ter tudo para tomar um pau nas urnas.

E o Serra fez dois bons governos - na prefeitura e no estado. Gozado que ele "odeia" as pobres e a Marta "gosta". Mas o Serra fez muito mais, concretamente, pelos pobres do que a Marta. O PT fala pra caramba (mas ESCUTA, mesmo que seja de mentirinha, em suas Conferências e Orçamento Participativo) e o PSDB (para ser justa, o Serra) não tem paciência pra isso. E as pessoas PRECISAM falar e serem ouvidas. Esse é um defeito sério dele. Não recebe Sindicato, associações... Aliás, o que fez de desafetos que facilmente se tornam inimigos por ser estúpido... O jeito como ele trata repórter é uma vergonha. Por pior que seja o repórter.

Mas ele fez muito em Heliópolis e Paraisópolis (aí vem o PT dizer que é obra "do PAC", brincadeira um negócio desses). Avançou muito com o metrô e fez muitas reformas na CPTM, que estava caindo as pedaços. Melhorou o padrão do CDHU. Fez a Virada Cultural,sensacional. Fez o CCJ da Cachoeirinha, legal demais, em um "esqueleto" que estava abandonado desde o Janio. Criou órgãos em defesa dos direitos LGBT (Coordenadoria da Diversidade, Centro de Referência para Travestis). Começou a desocupar a margem das represas, tirou o pessoal das áreas de risco altíssimo da Serra do Mar e construiu moradias muito decentes na Baixada. Bancou a meta obrigatória para redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa, quando muita gente era contra. Reviu sua opinião contrária sobre os CEUs e fez muitos mais. A Comissão Municipal de Direitos Humanos tem um trabalho muito legal. Terminou o bendito Fura Fila até o Sacomã. Deu muito mais espaço para as bicicletas (metrô, CPTM). Fez coisas incríveis pelas Pessoas com Deficiência. Pelos assentados na zona rural. Bancou a proibição de cigarro em lugares fechados. Fez lá o Instituto do Câncer, sensacional, e a AME Heliópolis, excelente. Arrumou estrada vicinal a dar com pau. Mandou despoluir dezenas de córregos.

Se eu discordo dele? Vixe, muito. Ele não dá a importância para os ônibus que eu dou - acha que só metrô resolve. Tá errado. É turrão e não escuta os "movimentos sociais". Também não acha tão importante "repovoar o centro", o que pra mim é DECISIVO. Temos opiniões diferentes sobre leis federais, como a de de drogas. Tem conselheiros de quem eu gosto, mas tem uns que não suporto. E eu teria feito muito mais por mais funcionários públicos, que continuam com um piso merreca e sem perspectivas (tem carreira que progrediu, mas outras nem um pouco).

Na atual aliança, também tem gente que não tem nada, nada, nada a ver comigo, como 90% do PR. Mas nessa hora a turronice dele faz bem, porque ele não deixa esses caras se apossarem, incólumes, de pedaços do governo.

***
Portanto, no segundo turno:
- Não voto no PT
- Voto no Serra.

Pronto.

Se o PPS vai se engajar  na campanha, é outra história. Ou o quanto. Se vai acompanhar ou organizar eventos para ele.

Por enquanto, ainda estamos terminando a ressaca. De termos nos matado até as 16h59 de domingo atrás do maior número de votos possível para o PPS. De estarmos felizes com a eleição do Ricardo Young e do Ari Friedenbach e agradavelmente surpresos com a votação de alguns candidatos, mas tristes com a não-reeleição do Claudio Fonseca, um dos vereadores mais qualificados daquela Casa.

Fiquei triste também com a saída do Jamil Murad e mais ainda do Chico Macena. Dois caras com conteúdo, duas perdas. Mas feliz porque o Natalini ficou, entre outros capazes de fazer um debate consistente sobre vários temas.

Então ninguém no PPS sabe, a essa altura, nossa vida nas próximas semanas. Estamos vendo, refletindo. Essa campanha foi muito, mais muito mais dura que a de 2008. Vocês não acreditariam no tamanho da nossa estrutura. Ridícula. Nem "praguinha" eu tive (aquele adesivo redondo de colar na roupa). Estamos exaustos. (Eu já estou na boa, com planos e mais planos (sonhos) para os próximos anos).

***
Não tenho entrado no Ask, mas pelo celular vejo as perguntas que chegam (o gmail avisa). Muita gente decepcionada, amargurada, furiosa porque no segundo turno eu voto no Serra. "Então por que se candidatou?". Porque quero eu ser prefeita. E não é porque perdi mais uma que vou enfiar minha viola no saco e cuidar só da minha casa, que aliás implora por cuidados. Não estou mais em campo, vejo quem está, com quem me identifico, em oposição a quem estarei.

"É isso que você chama de um outro jeito de fazer política?". Alguns talvez pensem assim porque vou votar no Serra e não no Haddad. Outros preferiam que eu dissesse "nenhum deles"... Normal. Opiniões diferentes, a essência da democracia (ela permite que surjam e, por definição, as respeita). Pena que isso vire questionamento de tudo mais, como se nenhuma proposta ou conduta minha tivesse valor. "Se você vai votar no Serra, desisto de você". Pena mesmo. Fica mais difícil eu conseguir ser prefeita, coisa que continuo querendo. :o(

***
Bora cuidar um pouco mais da casa. E começar a atualizar meu PowerPoint "Pode Legislativo - Modo de Usar", uma explicação sobre como a Casa é composta, como os vereadores conseguem ou não conseguem ser eleitos, como é a tramitação de um Projeto de Lei e o que mais faz o Parlamento. Adoro apresentá-lo em tudo quanto é lugar em que haja interesse - e, pelas vezes em que já fiz isso, tanto em uma turma da FGV quanto na biblioteca comunitária do Jardim Fontales, o grau de desconhecimento é o mesmo. Às vezes o pessoal da perifa é capaz de dizer o nome de mais vereadores eleitos, sério.

Se alguém quiser me convidar, rp@soninha.com.br. E se alguém quiser me contratar para fazer essa palestra em sua empresa, opa, estamos aí, preciso comprar o leite das crianças - ou melhor, o ração dos gatos e a prestação da casa.

>>>>>>
Era esse o post. Aí o PPS fez uma reunião hoje à noite e sim, decidiu se engajar na campanha. Amanhã às 16h tem ato no Joelma.

Bem na hora que eu tinha marcado para renovar minha carteira de motorista, fué.

Um comentário:

Ivone disse...

PARABENS TOM ZÉ
E A INTELIGENTE SONINHA
ESQUECI O DOCUMENTO COM FOTO E NÃO PUDE VOTAR
AGORA VÃO ME APLICAR MULTA...
ISSO TEM QUE ACABAR E VAI...
PARTICIPE DO DIA DA DECISAO
veja no google:
sementes das estrelas

www.sementesdasestrelas.blogspot.com