segunda-feira, 18 de maio de 2015

ANA MAE BARBOSA/LIVROS



Lançamentos da Cortez
9 de junho, a partir das 19 horas no
Centro Universitário Maria Antônia. 
Rua Maria Antônia, 294 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01222-010
Telefone:(11) 3123-5200


Ana Amália Barbosa propõe novos paradigmas quando o tema é levar cultura a crianças com necessidades especiais no livro 'Além do Corpo'


O novo livro da Cortez Editora, Além do Corpo – uma experiência em Arte/Educação, apresenta experiências culturais de aprendizagem em que a doutora em Artes pela USP, Ana Amália Barbosa, assim como as crianças participantes, desafiam as limitações de seus corpos. A obra levanta uma bandeira incomum: levar cultura para crianças com necessidades especiais, que muitas vezes sofrem privação cultural, já que o atual sistema de ensino não está preparado para lidar com essa situação. O lema de Ana Amália é fazer com que a criança se situe socialmente rompendo limitações físicas.
A autora se comunica através dos movimentos dos olhos e boca, que transmite seus gestos para um programa de computador. Ana Amália, que sofreu um AVC e perdeu todos os movimentos, excetos os mencionados acima, leciona para os alunos da Associação Nosso Sonho. Na obra, é possível conhecer alguns dos exercícios feitos em sala de aula, como por exemplo a atividade baseada nas performances de Yves Klein (1928-1962), figura importante no cenário artístico europeu. As crianças, depois de verem o vídeo, utilizando apenas fraldas ou short, pintam seus corpos com a cor que escolhem e, usando o corpo como pincel, imprimem movimentos em uma grande superfície de papel.
Fotografias em cor das atividades, passeios e aulas, permeiam as páginas de Além do corpo e convidam o leitor a refletir sobre o que pode ser uma experiência cultural no desenvolvimento cognitivo das crianças. O método de Pesquisa usado foi a Metodologia de Pesquisa Artística em Educação.
Sobre a autora
Ana Amália Tavares Bastos Barbosa nasceu no ano de 1966, no Recife. Artista plástica e arte/educadora, é licenciada em Arte Plásticas pela FAAP/SP e doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Realizou diversos cursos nos Estados Unidos, destacando-se: História da Arte, na Texas University at Ausin; Design, na School of Visual Arts, e Litografia, na Columbia University, em Nova York. Em 2002, como sequela de um acidente vascular cerebral de tronco, adquiriu a síndrome do locked in, ficando tetraplégica, muda e disfágica, porém inteiramente consciente e com a cognição plenamente preservada. Atualmente desenvolve seu pós-doutoramento no Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo.

Ensino de artes visuais entre as décadas de 20 e 50 é tema do
livro de Ana Mae Barbosa 'Redesenhando o Desenho'

Livro aborda o ensino do desenho no Brasil durante ditadura do Estado Novo
A Cortez Editora lança Redesenhando o Desenho – educadores, política e história, de autoria da educadora Ana Mae Barbosa, pioneira em arte/educação e criadora do primeiro Doutorado na linha de pesquisa sobre o tema no Brasil. A obra trata do ensino do Desenho e das Artes Visuais no País durante o período compreendido entre 1922 e 1948.
A autora relaciona o ensino do desenho à política e à história, já que no período analisado, professores eram perseguidos durante a ditadura do Estado Novo, cenário este, que interferia no contexto do ensino da arte no Brasil.
O livro é dividido em três capítulos: Virada Industrial, que destaca, entre outros personagens, Theodoro Braga, filósofo, pintor e educador que dedicou-se a pesquisas culturais no Norte do País; Virada Modernista, movimento que evidencia educadores como a poetisa e pintora Cecília Meireles e Edgar Sussekind de Mendonça que escreveu um dos primeiros livros sobre Educação em Museus. Por fim, o livro examina a Formação Modernista dos Professores de Arte no Brasil, Esta parte conta com um texto inédito de John Dewey, filósofo e pedagogo norte-americano, expoente da educação progressiva, que explica o sentido do desenho como técnica e criação. O livro interessa não só a educadores, mas também aos estudantes de Pedagogia, Artes Visuais e Design. O trabalho de pesquisa, que foi financiado pelo CNPq, levou mais de 10 anos entre entrevistas, consultas em acervos nacionais e internacionais, como o do Teachers College da Columbia University, da University of Central England, da Universidade de Miami, do IEB/USP ,de Museus e Jornais.
Sobre a autora
Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, Professora Titular do Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo, atua no Doutorado em Arte-Educação que criou na USP e no Mestrado e Doutorado em Design, Arte e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi. Foi presidente da International Society of Education Through Art (1990-93) e Diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP (1987-93). Publicou vinte um livros sobre Arte e Arte-Educação, entre eles os últimos Tópicos Utópicos (Com-arte, 1998) a Imagem no Ensino da Arte (Perspectiva 2007) Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais (Cortez, 2010). Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005), o prêmio Edwin Ziegfeld nos Estados Unidos (1992) e o Prêmio Internacional Herbert Read (1999). Em 2001 foi escolhida para dar a Studies in Art Education's Lecture, distinção conferida pela primeira vez a um estrangeiro nos 50 anos de existência da Associação Americana de Art Education.

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