quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ROBERTO ASSUMPÇÃO


Mon dieu de la France, quí ès qüe cè què jeu sóncê; cè gomme aràbique o ce cùspê dù ganse!?
Chão, chão; cheiro, cheiro.
Há, de fato, algo de podre no reino de Alul, o fantástico guerreiro que, ainda jovem, debruçou-se sobre o espelhado Paranoá, estrela e inscrição no peito e, vendo seu nome refletido exclamou em cartesiano Frances: Oh! Mon amour, Alul, cést moi!! . O cheiro da Casa Civil, por exemplo, parece incomensurável: jamais se terá sua medida exata; nada, entretanto, que comprometa o império; este permanece inabalável.
Enquanto isso, outros cheiros, aqui no chão-chão, atingem as casas dos civis; meus informantes, não civilizados, um casal de Esquilos que habita a cachoeira das noivas – rio acima e uma família de bondosas Capivaras e seus respectivos Carrapatos – rio abaixo, foram unânimes em afirmar que ontem o cheiro atingiu 170 decibéis, por volta da meia-noite.
São Paulo da café, Minas da leite; e a hâute-tèch-lacto-ènteprèunóir da cheiro; a estudante de Economia da PUC, com ênfase em Comércio Internacional, contou que as lacto-multi-nacionais alimentam os bebes com iogurte e o sonho dos jovens engenheiros com carreiras promissoras; a estudante de Psico com ênfase em Sócio-Mannagement, também da PUC, completou que faz parte da Psiquè das grandes corporações fazer em outro pais aquilo que não se faz no próprio; já a estudante de História com ênfase em Estórias dos Grandes Estadistas do século XX, da USP, contou que Charles de Gaulle disse que Le Brèsil nàum est un paìs sèrriô; soa inverdade, visto que a diplomacia francesa, junto com a brasileira, tem fama de ser das melhores de toda a Galáxia.
Entre-mentes, o estudante-estagiário na área de meio-ambiente da multi-lacto, enfático em meias-palavras, mostra dados efluentes da outorga de água e da maciez do ar, tudo dentro dos padrões métricos internacionais. Cismado, o Esquilo pede visita do Catedrático em Cismologia da USP. Encarregada da recepção, a Capivara-mor o encontra rio-abaixo, logo na divisa do café-com-leite, maravilhado com as matas virgens vistas ao longo da viagem e abismado com as defloradas, prostituidas, logo na chegada; disse a Capivara: minha terra tem minérios onde canta o Sabiá; mas as mineradoras que aqui gorjeiam, não regorjeiam como lá. Instrumentos a postos, o Catedrático se espanta: 7,5 Graus na escala Richter; e isso rio-abaixo, onde mora a Capivara.
Seguem rio acima, Catedrático e Capivara, compartilhando Carrapatos, medindo e conversando: 9 Graus cravados, na curva do rio, e de lá se avista o Esquilo, a montante. Graus elevados, resta a medição cromatométrica: marrom, espanta-se o Catedrático; temos aqui um ar a 175 decibéis, 9 Graus exatos e ainda por cima marrom!
É para combinar com a cor da mídia, disse o Esquilo; assim como as mineradoras, as multi-lacto que aqui regorjeiam, não regurgitam como lá.
ROBERTO ASSUMPÇÃO/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS/SP -UNICAMP

Nenhum comentário: