sexta-feira, 29 de julho de 2011

WALDO LUIS VIANA


EU NÃO AGUENTO MAIS!



"Só existem dois grupos em verdadeira luta no Brasil: os que estão roubando e os que querem roubar."
Ex-deputado Tenório Cavalcanti

Waldo Luís Viana*


Durante quase dez anos, na tribuna livre da Internet, contrariando até um pouco a minha modesta natureza, procurei escrever sobre temas políticos, aproveitando-me, inclusive, de 2002 para cá, do rico manancial como paradigma crítico do que foi, tem sido e será o governo do PT.

Quem me acompanha até – e com paciência, o que muito agradeço – sabe que procurei trazer aos leitores aspectos um pouco desconcertantes da realidade que vivíamos, dado o meu temperamento telúrico de poeta, que vibra antes de tudo com o coração, dentro do espírito do homem cordial, descrito por Sérgio Buarque de Hollanda em seu já clássico “Raízes do Brasil”.

Eis que, embora tenha dado adeus às armas, tenho visto um panorama tão adverso e promíscuo, que ouso agora responder à pergunta que tanto me fazem e que adiava, como ardil, em responder: ó poeta, o que vai ser de nós?

Não há esmero em ver de nós a imagem no espelho – diria eu, entre atônito e aflito. Não há setor da Nação (danada, mesmo!) que não se aperceba do lado oculto, do sistema perverso engendrado pelo PT para governar. Fez-se do Brasil a imagem e semelhança do partidinho – e como dói!

Esqueceu-se, em primeiríssimo lugar, do que é certo ou errado. Os barbichas de língua presa instituíram, a muque, o dualismo entre o “adequado e inadequado”. O trato da coisa pública, que deveria ser “res sacra”, não passa mais pelo crivo da exação, da coragem e do comportamento probo, considerados excrecências diante dos objetivos a atingir. É o mesmo e surrado “os fins justificam os meios”, transformado em política pública como em qualquer regime dito socialista de Estado.

Onde não há Deus, forma-se uma nomenclatura, preocupada com a história tão somente, como deus imanentista e de latrina, entronizando-se um chefe de Estado que deve ser venerado pelo povo como ícone religioso. O perigo desse herói, de pés de barro, é morrer de cirrose ou de câncer...

O segundo ponto é esquecer os indivíduos, enquanto tais, para entronizar a velha visão marxista de homem social, que em nossa bagunça tropical não é “social”, mas eleitoral. Transfere-se para um grupo ou classe agregados um conjunto de migalhas e atenções, antes desavindas, para apenas retirar delas a continuidade do poder. Não há diferença daquela prática política e fisiológica do passado, em que o coronel fascista fornecia dentaduras, bicas d’água, óculos e um par de sapatos em troca de votos, porque hoje a indecência é tecnológica e feita por cartão magnético.

Desprezados os indivíduos, sobrevem o terceiro ponto, que rebrilha aos olhos como bofetada: para que a sociedade seja equiparada ao soba analfabeto, cachaceiro e ignorante, é preciso que se ponha de lado a cultura do passado. Nada de Machado de Assis, Rui Barbosa, Euclides da Cunha e Monteiro Lobato, mas a mais rastaquera substituição cultural de tudo o que nos é mais caro e custou a construir: um fácies de nacionalidade, uma singularidade que foi atraiçoada como “nunca neste país”.

O que Lula provocou em oito anos de governo não conseguiremos reconstituir em vinte, ou seja, retomar a nossa estima como Nação maior, mesmo sem prêmio Nobel (vejam só!), mas com uma proposta digna de educação, segurança e saúde de massas!

A substituição cultural de laboratório que se procedeu para que esse senhor se tornasse gênio da raça, nós todos estamos vendo, cumprindo notar – na hora do espanto – que a sua sucessora tem todos os seus defeitos, mas nenhuma de suas apoucadas qualidades...

O quarto momento, mais insidioso e visceral, é outra tentativa de laboratório de contrariar o epigrafado deste artigo: reunir a esquerda, abjeta, mentirosa e faminta que chegou ao poder, à direita oligárquica que só quer manter privilégios, os postos de erva daninha obtidos à custa da mais sofisticada exploração do Estado, que precisa estar enfeixado em suas mãos, como sublime constelação público-privada.

No Brasil, não existe mais o conflito entre os que estão roubando e os que querem roubar: finalmente, após um pouco mais de cem anos de República, os grupos afoitos se reuniram e estão se entendendo. Todas as nossas instituições, contaminadas e aparelhadas, estão enfeitiçadas pelo mesmo micróbio, pérfido e matreiro.

A corrupção hoje é política de Estado e mãe pressurosa dos Três Poderes. Nada escapa, amigo leitor, ao seu olhar atento. Ela é a devassidão onipotente e onipresente do deus materialista que se entronizou em nossa máquina pública.

Se temos a corrupção como política de Estado, então nada pode escapar a seus encantos, inclusive porque ela expulsou, lá por cima, o certo e o errado – recordam-se? Um bandido de paletó e gravata apanhado gera pane universal, porque foi um “cochilo do sistema”. É ele, o sistema que se sente ultrajado, não a Pátria, jamais a “res sacra”...

Sabemos que o país caminha para uma crise cambial e para a insolvência a passos largos. Sabemos que, depois de todo o período Vargas, de industrialização, temos agora o histórico período petista, de “desindustrialização”. O país financia-se por juros altos e obscenos, oferecidos aos rentistas externos em bandeja de prata e estiola o seu comércio exterior e obriga a indústria a padrões de prevenção, isto é, aumento pavoroso de preços, perdas homéricas de competitividade com o exterior e uma inflação embutida e preventiva, que logo ficará exposta em toda sua nudez.

Finalmente, contudo, a arvora de decisões petista teria de expandir, em si mesma, todo o seu resplendor: a mentalidade maior, do dolo federal teria de ocorrer nas demais instâncias, estadual e municipal. Além da cornucópia de impostos para sustentar toda a farra, porque o brasileiro não se importa em sangrar, as classes dominantes (as “zelites”) permitem que o quadro dantesco se repita ao nível municipal: temos as máfias de transportes, de lixo e do saneamento, compondo o regime de superfaturamento necessário às próximas eleições, construído diligentemente, no contexto maior, pelas empreiteiras e bancos.

Agora, desesperados, dirão vocês: qual é a solução? Responderia, eu, da mesma forma humilde com que brindei meus leitores na Internet por quase dez anos, nada! Tudo continuará como está, dependendo do sistema que aí se instaurou.

O comissariado fascista-marxista-comunista que nos domina comprou todo mundo e tudo permanecerá como está! É bom para os donos do poder e seus vassalos e vassalinhos.

No entanto, creiam, tais mecanismos, com a velocidade da História criam pelo caminho uma entropia e os tecidos vão paulatinamente se necrosando. Por isso, estou tranquilo. Trancado em casa, espero a morte desse “regime” que tem dentro dele – está claríssimo – todos os germens históricos da própria destruição!
*Waldo Luís Viana é escritor, economista e gosta de fazer versos.
Waldo Luís Viana é conferencista e palestrante.

TELA:MUNCH

quinta-feira, 28 de julho de 2011

AMY


PARA AMY

Alberto Felix

OH VIRGEM MÃE PURÍSSIMA,
RECEBE EM TEU SEIO O ATORMENTADO ESPÍRITO
DESTA MOÇA.
UMA JÓIA RARA, VIRGEM MÃE.
DÁ-LHE COLO,
DÁ-LHE PAZ.

ADRIANA MANARELLI


"Esplendor"
(Adriana Manarelli)

Cor de melado
Essa prata
E esse gesto
Que traz o toque
Onde tudo principia,
Absinto indolente.

Canário fascina
Na imensidão,
Notas e cifras
Entoa
E as Virtudes
Ressonam ao lado.
Perpétuas perpetuam
Cântares e acalantos
E falam
De mágicas melodias.

Do âmago atemporal
Rilha arbitrário esse azul --
Halo difuso
Sobre a relegada carcaça.
Elaborando fragmentos
Descamados,
Válvulas do onisciente,
Como raiz bulbosa no campo celeste
E o verbo macio
Sobre o nanquim.

Para Valdemar Nadai (In Memoriam)

22/ 01/ 2009 - 21/ 07/ 2011/tela: RENOIR: le-moulin-de-la-gallette

VIOLETA DE OUTONO


VIOLETA DE OUTONO - THEATRO MUNICIPAL, SÃO PAULO, 03.05.2009

Para maiores informaçoes e comprar este DVD acesse:
http://www.violetadeoutono.com/shop_details.php?CatNumber=VPB132DVD
Em 2009, o Violeta de Outono foi convidado a se apresentar no Theatro Municipal de São Paulo, tocando na íntegra o seu primeiro e clássico LP, de 1987. Este show histórico aconteceu na alvorada do dia 3 de Maio, em uma apresentação única na carreira da banda.
Os arranjos do álbum original, no formato de trio, foram complementados ao vivo com sons de órgão Hammond e piano.Violeta de Outono é formado por Fabio Golfetti guitarra & vocal, Gabriel Costa baixo, Fernando Cardoso órgão & piano e José Luiz Dinola bateria.
www.violetadeoutono.com.br

sábado, 23 de julho de 2011

CINEMA


Sinopse

O documentário Filhos de João, O Admirável Mundo Novo Baiano conta a história do grupo musical Novos Baianos. O filme se concentra em um dos períodos mais férteis e efervescentes da produção musical brasileira – final da década de 1960 – época em que o grupo eclodiu.
Foi neste período que João Gilberto, recém chegado dos Estados Unidos, começou a conviver com os Novos Baianos, tornando-se uma espécie de guru.. Com extrema sensibilidade, e absoluta despretenção, transformou a mentalidade daqueles jovens irreverentes e mudou o rumo da MPB.

Ficha Técnica

Roteiro e Direção: Henrique Dantas
Produtor Executivo: Henrique Dantas

Diretor de Fotografia: Hans Harold
Montagem: Bau Carvalho e Henrique Dantas
Produção: Adler Paz, Bau Carvalho e Solange Lima
Som: Nicolas Hallet e Paulinho Seabra
Produtor de Finalização: Marcos Carvalho e Lula Oliveira
Finalizador: Bau Carvalho
Desenhista de Créditos: Izqui (Joselito Cochran); Ricardo Bertol
Concepção Gráfica: Fabrício Branco
Assistente de Produção: Daniel Fróes
Consultoria Jurídica: Caio Mariano Senna
Duração: 76 minutos
Formato: Digital e 35mm
Som: Dolby 5.1
Janela: 1.85
Ano de Produção: 2009
Classificação Etária: Livre
Patrocínio: Petrobras e Neoenergia

Viabilizado pela Lei de Incentivo do Audiovisual (Art. 1ºA)
Este filme foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural
FONTE portalbragança.com
OS FILHOS DE JOAO

quinta-feira, 21 de julho de 2011

TETE ESPÍNDOLA


quinta feira, dia 21 de julho, estarei no programa Zoombido do meu querido Moska, no Canal Brasil – 66 da Net –às 21h30.

Os horários alternativos são sexta às 16h e sábado às 13h.

terça-feira, 19 de julho de 2011

PAULA FAOUR


Olá, meu nome é Ana Luiza e trabalho com a pianista Paula Faour. Gostariamos de pedir ajuda para divulgação de seu próximo show no Festival de Inverno do Sesc Rio que acontecerá na próxima quinta feira, dia 21 de julho.O Show será feito a partir do mais novo trabalho da pianista, o CD "Paula Faour e a música de Marcos Valle e Burt Bacharach",o qual foi lançado pela Biscoito Fino, recebendo elogiosas críticas de mídia e público. Este CD contou com as participações do próprio Marcos Valle, Roberto Menescal, Gilson Peranzzetta, Sergio Barrozo, Carlos Malta e outros.
Para o concerto no Festival do Sesc Rio a pianista apresentará as músicas deste CD na formação de quarteto (piano/teclado) - Paula Faour, contrabaixo - Sérgio Barrozo , bateria - Paulo Diniz e Saxofone - Edgar Duvivier.
Este projeto teve a intenção de juntar a obra dos dois compositores (Valle e Bacharach) mostrando a riqueza e a genialidade dos mesmos. O ineditismo deste trabalho está nos arranjos onde a pianista faz a interseção de pérolas musicais, como "Preciso aprender a ser só/ A House is not a home", "Samba de verão/ Do you know the way to San José", "Promises, promises/ Campina Grande", "I say a litle prayer/ Samba de verão II" e outros.
O concerto tem aproximadamente uma hora e quinze minutos de duração, no
dia 21/07, em Nova Friburgo, 19 horas, no Teatro do Nova Friburgo Country Clube.


Obrigada,
Ana Luiza Toledo.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

CLAUDIO WILLER


Canto do Trabalho
Anna Beatriz Seilhe
annab1@uol.com.br

(21) 8528-6532 :: 3256-2606

Surrealismo por Claudio Willer
Claudio Willer, doutor em Letras pela USP, sociólogo pela Fundação Escola de Sociologia e Política, e psicólogo pelo Instituto de Psicologia/USP, marca presença rara no Rio de Janeiro dias 22 e 23/07, com a oficina “Surrealismo: poesia, magia e rebelião”, na Estação das Letras (Rua Marquês de Abrantes 177, Flamengo - 3237-3947).Willer, que também é poeta, ensaísta e tradutor, autor de Geração Beat (L&PM), vai mostrar como a visão surrealista pode se projetar não apenas na criação literária e artística, mas na relação com o mundo e na leitura de obras literárias. A poesia surrealista, seus fundamentos, a poética e visão de mundo adotada por André Breton e participantes do movimento; além de autores vinculados ao surrealismo em língua portuguesa, inclusive contemporâneos.
Surrealismo: poesia, magia e rebelião

Prof. Claudio Willer

22/07, das 18h às 20h30.
23/07, das 10h às 16h.

Valor: R$350,00
Estação das Letras - Rua Marquês de Abrantes 177, 107 e 108 Flamengo - Rio de Janeiro – RJ / Contato: (21) 3237-3947
Assessoria de Imprensa: Canto do Trabalho
Jaciara Rodrigues - rjaciara@uol.com.br :: (21) 8121-2474
Anna Beatriz Seilhe – annab1@uol.com.br :: (21) 8528-6532

JOÃO WERNER


Resumo / Statement
A guerra iconoclasta do século VIII tornou explícita a virulência contida na figuração: causava polêmica, à época, a possibilidade de uma imagem ser idolatrada como se fora, ela própria, um ser e, mais além, (e, pior ainda sob a ótica religiosa) um ser “divino”.
Mas é exatamente isto que vejo em alguns de meus retratos fictícios: traços humanos. Não traços meus, autobiográficos, mas traços que, às vezes, eu me estranho ao percebê-los.
Vejo, em alguns deles, um olhar que denuncia uma intenção. Sinto que há uma “alma” para além das pinceladas grosseiras do meu Flash. Há alguém lá, olhando de volta. Doces ou irônicas, amargas ou azedas, mansas ou raivosas, há pessoas embutidas em algumas daquelas imagens.
Wittgenstein falou disso, Gombrich dedicou um livro a isso: como uma mesma coisa material pode apresentar aspectos visuais distintos? Como posso ver, em um mesmo desenho, ora um pato, ora um coelho? Como uma simples conjunção de cores e pinceladas pode apresentar aspectos humanísticos?
A arte plástica compartilha algo com o xamanismo e a invocação e esta minha exposição tem algo de vodoo, como se fosse um mostruário de almas.
Enfim, razão seja dada aos iconoclastas....

Informações
Título: “Legião, almas para todo gosto”
Exposição individual com 25 gravuras digitais, retratos de pessoas imaginárias.
visitação: de 18 de julho a 14 de outubro de 2011
local: Galeria João Werner, rua Piauí, nº 191, sala 71, 86010-420, Londrina, PR.
horário: das 14h às 20h, com monitoria.
a entrada é gratuita, embora eu aceite doações.
link: http://www.joaowerner.com.br/exposicoes-de-joao-werner/exposicao_legiao_gravuras_digitais.htm
contato João Werner: (43) 3344-2207, werner.joao@gmail.com

Sobre o artista
João Werner é artista catalogado pela Enciclopédia de Artes Visuais do Instituto Itaú Cultural.
Exposições destacadas:
2007 - “6ª Biennale Internazionale dell'Arte Contemporanea”, Fortezze da Basso, Firenze, Itália.
2010 - “Digital Art Extravaganza”, Limner Gallery, Hudson, NY.
2009 - "DigitalArt.LA". Los Angeles Center for Digital Arts, Los Angeles, CA.
2008 - 3º Prêmio em Gravura na 1ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea com "Raíz en la Tierra", Chapingo, México.
2010 - ”Work on Display”, Artoteque Gallery (expo online), Londres, GB.
2010 - “Ultraviolence”, no site Projekt30 (expo online), USA.
O livro “Pinturas de João Werner. 2002-2008” faz parte do acervo das bibliotecas do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro, Museu da Gravura Cidade de Curitiba (Solar do Barão) e Museu de Arte de Londrina (MAL).

quinta-feira, 14 de julho de 2011

HERBERTO HELDER


POETAS DE CABECEIRA: HERBERTO HELDER

Palestra por Claudio Willer

Data: dia 20 de julho de 2011, quarta feira

Horário: das 19h30 às 21h

Local: Sala de Debates no Piso Caio Graco, Centro Cultural São Paulo

Endereço: Rua Vergueiro 1.000 (metrô Vergueiro) – tel. 3397-4002 – email: ccsp@prefeitura.sp.gov.br

Herberto Helder talvez seja o poeta contemporâneo português de maior prestígio. Impressiona, em primeiro lugar, a riqueza das imagens poéticas do autor de “O amor em visita” e “A máquina lírica”, que serão examinadas através da leitura e comentários de seus poemas. Também tratarei da recorrência de alguns temas em sua poesia: a natureza, o mineral, a mulher, o corpo e o erotismo. E, com especial destaque, sua recuperação de fontes tradicionais, esotéricas e da expressão poética de sociedades tribais e povos “primitivos”. Livros como “O bebedor noturno” e “As Magias” de Helder exemplificam o aparente paradoxo de criações poéticas mais recentes promoverem um retorno do arcaico e primitivo, criando – a exemplo do que fizeram modernistas, surrealistas e ‘beats’ – suas próprias tradições.

abraxas
Claudio Willer
cjwiller@uol.com.br

http://claudiowiller.wordpress.com/

quarta-feira, 13 de julho de 2011

LITERATURA


Canto do Trabalho
Anna Beatriz Seilhe
annab1@uol.com.br
(21) 8528-6532 :: 3256-2606

A escrita e a leitura da prosa de ficção
nas férias da Estação das Letras
Começa a segunda quinzena dos cursos de férias da Estação das Letras com foco na escrita e na leitura da prosa de ficção
Em “Laboratório de Vivência Literária” (16/07), o premiado escritor Luiz Ruffato propõe uma reflexão sobre o ato de escrever, especialmente no que diz respeito à prosa de ficção. Os participantes são estimulados a escrever textos e analisá-los, a partir de elementos de teoria literária e de processos de criação.

“Mergulho na escrita” (18 a 22/07) traz os exercícios diversos da Silvia Carvão, que ajudam a desbloquear a espontaneidade ao redigir.

Um dos livros mais polêmicos do século XIX - por sua insolência, lógica e independência espiritual - “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, será estudado e comentado, passo a passo, pela coordenadora da Estação das Letras e autora de literatura infantil, Suzana Vargas, e pela psicanalista e educadora Maria Hena Lemgruber, de 18 a 21/07.

Laboratório de Vivência Literária

Prof. Luiz Ruffato

16/07 / das 10h às 16h / R$ 280,00



Mergulho na Escrita

Profa. Silvia Carvão
18 a 22/07 / das 18h às 20h / R$ 280,00
Alice no País das Maravilhas

Profa. Suzana Vargas e Profa. Maria Hena Lemgruber

18 a 21/07 / das 18h20 às 20h30 / R$ 280,00
Estação das Letras - Rua Marquês de Abrantes 177, 107 e 108 Flamengo - Rio de Janeiro – RJ / Contato: (21) 3237-3947
Assessoria de Imprensa: Canto do Trabalho
Jaciara Rodrigues - rjaciara@uol.com.br :: (21) 8121-2474
Anna Beatriz Seilhe – annab1@uol.com.br :: (21) 8528-6532

terça-feira, 12 de julho de 2011

AUTORAMAS


Fora do Eixo PANAMERICANA ROCK TOUR

Depois de acontecer em outros países da América Latina, a PANAMERICANA ROCK TOUR chega ao Brasil, numa realização Fora do Eixo com apoio d'A Construtora Música e Cultura.
No Brasil, os protagonistas dessa aventura serão a banda brasileira Autoramas e a chilena Perrosky.
O Autoramas está gravando seu novo disco, já batizado de "Música Crocante" e com lançamento previsto para o segundo semestre de 2011. O Perrosky acaba de voltar de apresentação no festival Primavera Sound, em Barcelona, fazendo parte da turnê do seu último disco "Tostado", produzido pelo grande Jon Spencer, o maior sucesso da carreira desse sensacional duo chileno.

Aí estão as datas:
21/7-qui - Anápolis - GO - Joana Dark
22/7-sex - Uberlandia - MG - London
23/7-sab - Sabará - MG - Festival Escambo
24/7-dom - Uberaba - MG - Santo Onofre
25/7-seg - Brasília - DF - Criolina
27/7-qua - Goiânia - GO - Bolshoi
28/7-qui - Rio de Janeiro - RJ - Saloon 79 - Hula-Hula A Go-Go
29/7-sex - São Paulo - SP - Sesc Pompéia
30/7-sáb - Mogi das Cruzes - SP - Divina Comédia
31/7-dom - Volta Redonda - RJ - Freakshow
03/8-qua - Ribeirão Preto - SP - Vila Dionísio
04/8-qui - São José do Rio Preto - SP - Vila Dionísio
05/8-sex - Londrina - PR - ALONA
06/8-sáb - Presidente Prudente - SP - Sesc Pres. Prudente - 15:00
06/8-sab - Maringá-PR - Sonic Flower Club - 23:00
07/8-dom - Perrosky na Casa Fora do Eixo - SP

Para maiores informações, escreva para gravadoradiscos@gmail.com

segunda-feira, 11 de julho de 2011

TATÁ AEROPLANO


Notícias do Aeroplano – Julho de 2011!
Atenção Terráqueos, Extraterrestres e Extramarinhos
Abri um espaço para escrever uns sonhos e outros devaneios

http://tataaeroplano.wordpress.com
E claro, shows, discos e outras coisas mais!!!

Dia 09 de Julho - Sábado– 23h45
Discoteco no Studio SP – Show Miranda Kassin
Rua Augusta, 591
R$ 30,00
http://www.studiosp.org
Dia 14 de Julho – Quinta – 23h00
Projeto Cérebro Convida: Plástico Lunar (SE)
Shows do Cérebro Eletrônico e da incrível banda Plástico Lunar (SE)
Rua Augusta, 591
R$ 20,00 ou R$ 15,00 na lista
http://www.studiosp.org

Dia 16 de Julho – Sábado– 23h
Show do Cérebro Eletrônico no Festival de Inverno da Serrinha
Também vai rolar show dos amigos da Plástico Lunar!!!!!!!
Galpão Busca Vida
R$ 30,00 antecipado / R$ 40,00 na porta
Informações
http://festivaldearteserrinha.uol.com.br/

Dia 18 de Julho – Segunda – 2h00
Discoteco no D-edge na Noite On The Rocks!!!
R$ 40,00
Alameda Olga, 170
tel: 3666 – 9022

Dia 19 de Julho – Terça – 13h45 – 16h00
Oficina: Música e Brinquedo no SESC Consolação
Com Tatá Aeroplano e Fernando TRZ
Maiores informações
http://www.sesc.com.br


Dia 23 de Julho – Sábado– 23h45
Discoteco no Studio SP – Show Del Rey
Rua Augusta, 591
R$ 30,00
http://www.studiosp.org
Dia 26 de Julho – Terça – 13h45 – 16h00
Oficina: Música e Brinquedo no SESC Consolação
Com Tatá Aeroplano e Fernando TRZ
Maiores informações
http://www.sesc.com.br

Dia 30 de Julho – Sábado – 23h45
Discoteco no Studio SP – Show Miranda Kassin
Rua Augusta, 591
R$ 30,00
http://www.studiosp.org
Tatá Aeroplano ... 68443 pés de altura ... escutando Ariel Pink’s Haunted Graffiti, Ramones, Jeneci, Ciro Pessoa, Nevilton, Plástico Lunar, Luisa Maita, Those Dancing Days, André Frateschi & Miranda Kassin, Biquini Cavadão, Smiths e Fabio Góes.

VIOLETA DE OUTONO


Violeta de Outono NEWS # Julho 2011

09/07/2011
1. VIOLETA DE OUTONO DVD - THEATRO MUNICIPAL
2. FORMAÇÃO DO VIOLETA DE OUTONO
3. AGENDA
Após um longo período, estamos enviando algumas novidades de nossas atividades recentes.
1. VIOLETA DE OUTONO DVD - THEATRO MUNICIPAL
É com grande satisfação que anunciamos o lançamento do DVD ao vivo no Theatro Municipal de São Paulo, com um show inédito: o Violeta de Outono interpretando na íntegra seu primeiro LP clássico de 1987. Algumas músicas, como Retorno, nunca haviam sido tocadas ao vivo e estão presentes também as faixas Trópico e Reflexos Da Noite, do 1o. EP lançado pela lendária gravadora Wop Bop. O DVD já está em fase de produção e seu lançamento está previsto para agosto, com shows em São Paulo.
2. FORMAÇÃO DO VIOLETA DE OUTONO
Durante o ano de 2010 o baterista Fred Barley (que também toca no Invisible Opera Co. e no Gong Global Family) se juntou ao Violeta de Outono, chegando a fazer alguns shows e gravando várias músicas para o novo álbum, Espectro, a ser lançado em breve. Por conta de um trabalho no exterior, Fred se afastou, e, durante esse período, tivemos o prazer em reencontrar um grande baterista: o José Luiz Dinola, da CHAVE DO SOL. José Luiz assumiu as baquetas e estará presente nas próximas atividades da banda, juntamente com Fabio Golfetti, Fernando Cardoso e Gabriel Costa. Os integrantes originais, Claudio Souza e Angelo Pastorello, continuam em seus projetos pessoais, podendo eventualmente se juntar à banda para alguma comemoração especial.

3. AGENDA
Estamos com alguns shows programados, alguns já confirmados:
16/07 - Galeria do Rock - São Paulo
20/07 - Teatro Municipal Brás Cubas - Santos
Agosto - Cinemateca - São Paulo (data a confirmar)
14/08 - Sesc Belenzinho - São Paulo (lançamento do DVD)
ÁLBUNS DO VIOLETA DE OUTONO & OUTROS PROJETOS
http://www.violetadeoutono.com/shop.php
ARQUIVO ONLINE for free....
Invisível Audio Archive: Official Bootlegs: Shows & gravações inéditas
http://www.violetadeoutono.com/invisivel_radio.php
Invisível Video Archive: Official Bootlegs: Shows & video clips
http://www.violetadeoutono.com/invisivel_tv.php
Links diretos para cada título:
AUDIO
Fabio Golfetti & IOCT: Cosmic Dance Co.
http://www.violetadeoutono.com/invisivel_radio_details.php?CatNumber=INV101A
Violeta de Outono: Demos 1985
http://www.violetadeoutono.com/invisivel_radio_details.php?CatNumber=INV105A
Fabio Golfetti & Nelson Coelho: Music in Architectural School
http://www.violetadeoutono.com/invisivel_radio_details.php?CatNumber=INV109A
Invisible Opera Co. of Tibet: The Eternal Voice
http://www.violetadeoutono.com/invisivel_radio_details.php?CatNumber=INV110A
Violeta de Outono: Mulher na Montanha Ao Vivo 1995
http://www.violetadeoutono.com/invisivel_radio_details.php?CatNumber=INV131A
Violeta de Outono & Lanny Gordin: Sesc Pompéia, 11 Fev 2005
http://www.violetadeoutono.com/invisivel_radio_details.php?CatNumber=INV164A
Violeta de Outono: SESI, 17/07/2006
http://www.violetadeoutono.com/invisivel_radio_details.php?CatNumber=INV165A
Violeta de Outono: Volume 7, Teatro Décio de Almeida Prado, 18/12/2008
http://www.violetadeoutono.com/invisivel_radio_details.php?CatNumber=INV167A
VIDEO
Band Of Pixies: Mind Expanding Festival II, 08-Sep-2007
http://www.violetadeoutono.com/invisivel_tv_details.php?CatNumber=INV142V
Violeta de Outono: Rota 86
http://www.violetadeoutono.com/invisivel_tv_details.php?CatNumber=INV145V
Invisible Opera Co. of Tibet: Mind Expanding Festival - CCSP 2006
http://www.violetadeoutono.com/invisivel_tv_details.php?CatNumber=INV146V
Violeta de Outono: OSPA Porto Alegre, 26/08/1989
http://www.violetadeoutono.com/invisivel_tv_details.php?CatNumber=INV153V
Violeta de Outono: Gothic Rave III, 09 Dez 2000
http://www.violetadeoutono.com/invisivel_tv_details.php?CatNumber=INV156V
Violeta de Outono: Auditório Ibirapuera 30/03/2008
http://www.violetadeoutono.com/invisivel_tv_details.php?CatNumber=INV161V
Violeta de Outono: SESC Pompeia 22/07/2007
http://www.violetadeoutono.com/invisivel_tv_details.php?CatNumber=INV162V
Violeta de Outono: TV Clips
http://www.violetadeoutono.com/invisivel_tv_details.php?CatNumber=INV163V
Violeta de Outono: Música Acústica Planante, SESC 26 Fev 2009
http://www.violetadeoutono.com/invisivel_tv_details.php?CatNumber=INV166V
www.violetadeoutono.com.br

ROGERIO BOTTER MAIO



www.bottermaio.com
www.myspace.com/rogeriobottermaio
www.myspace.com/cerne5tet
www.myspace.com/jobimviniciusproject
http://musicosdobrasil.com.br/rogerio-botter-maio

sexta-feira, 8 de julho de 2011

EDSON BUENO DE CAMARGO


lâminas

ancoro estas utopias

em asas de borboleta

hastes duplas

delicadas

e precisas

como lâminas de cortadeiras



meus olhos já foram inundação

e secaram tantas outras vezes

(e medraram nos esquecimentos)



açude pisado no barro

das estrelas desta noite



respire o frio possível

no ar da alunagem



(as rãs

em concerto

vigiam a nova prole)







as pedras de Cusco



as esporas

dos galos vermelhos da manhã

riscavam as pedras de Cusco

com aço e fogo



tinir de sinos

e o bronze do sol



as moças lavavam

os cabelos na fonte

e a fronte dos cavalos

também era vermelha



porque a grama

ninava os meninos

e suas esporas de prata

e abotoaduras de ouro

e dentes de metal

tudo brilhava ao sol



despiam-se os milharais

no fim da safra

um imenso amarelo

e seus grãos



e era verão

no coração dos homens

e baixo ventre das mulheres



no calor da tarde

a grande árvore

abraçava a praça



e ao longe galos novos

testavam os quintais

bicando o oco do horizonte
TELA: leger

PASOLINI


Pier Paolo Pasolini: É Intolerável Ser Tolerado
Pasolini
dizia que o capital
é falsamente tolerante.
Preferia ser condenado injustamente a ser
tolerado (1)
Liberdade de Expressão e Sexualidade


Pier Paolo Pasolini contou que algumas vezes foi parado na rua por gente que desejava saber quando seria lançado O Decameron nº2, ou O Decameron Proibido. O mercado cinematográfico confundiu muitas pessoas, fazendo com que se acreditasse que Pasolini teria dirigido filmes que na verdade não passavam de plágio de seus próprios filmes. O Decameron (Il Decameron, 1971), a primeira parte da Trilogia da Vida, foi seguido de várias imitações que atingiram grande sucesso frente ao público. Conhecidos também como Decamerotic, tais imitações foram classificadas como falsificações por Pasolini. A mesma coisa aconteceu, ressentiu-se Pasolini, com Os Contos de Canterbury (I Racconti Di Canterbury, 1972) (fonte das imagens deste artigo) e As Mil e Uma Noites (Il Fiore Delle Mille e Una Notte, 1974) a segunda e terceira partes da trilogia. Este último, por exemplo, foi precedido por um Finalmente... Mille e Una Notte (direção Antonio Margheriti, 1972) – como às vezes acontece na concorrência entre canais de televisão, quando lançam um programa porque sabem que o concorrente lançará. Filme direcionado apenas ao erotismo – na parte final existe até um personagem que imita o Homem sem Nome de Por Um Punhado de Dólares (Per Un Pugno di Dollari, 1964), do faroeste espaguete de Sergio Leone.
O Decameron de Pasolini
foi sua maior bilheteria e
teve oitenta denúncias por pornografia, sem falar nas cidades aonde a cópia foi seqüestrada pela justiça(2)
fonte:
o texto é do Roberto Acioli de Oliveira
[ http://cinemaitalianorao.blogspot.com/2010/10/pier-paolo-pasolini-e-intoleravel-ser.html ]

e no orkut:

[http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=685864&tid=5612761350887014432&start=

STUDIES OF TOM ZÉ


Tom Zé vai se apresentar no Lincoln Center, como você sabe, é uma das ou a casa de maior prestígio em New York. Será no dia 19, 3a. feira, às 20h, com a banda. O gancho é a caixa de lps (vinis) lançada lá, ou set box, como chamam os americanos: "Studies of Tom Zé - Tô te explicando pra te confundir".fonte: NEUSA/TOM ZÉ

quarta-feira, 6 de julho de 2011

DIGA NÃO AOS RODEIOS!!!


FAÇA SUA PARTE:

- Não vá a shows de rodeios;
- Boicote artistas que se apresentam
nesses lugares;
- Boicote empresas patrocinadoras...
LAURO FUJIHARA

OS DENTES DA MEMÓRIA


O livro “Os dentes da memória – Piva, Willer, Franceschi, Bicelli e uma trajetória paulista de poesia” de Camila Hungria e Renata D’Elia, Azougue editorial, 2011, extensa reportagem com fotos e outras imagens, já está pronto – e já tenho meu exemplar. Ficou bonito e me parece substancioso. Próxima semana estará nas livrarias. Haverá sessão de autógrafos – informarei assim que for agendada.

LIVROS


A academia de Letras do Brasil-Mariana divulga lançamento do livro "Contestado Fruto: A Poesia Esquecida de Beatriz Brandão", da Acadêmica Cláudia Gomes Pereira, cujo lançamento será no dia 16 de julho de 2011, em Lisboa.Segundo Cláudia Gomes: "Tenho muito orgulho de trazer para Portugal a obra de Beatriz Brandão e, com ela, o nome de cada um de vocês e das instituições que representam, pois assim, trago também Ouro Preto, Mariana e Belo Horizonte".
Entrevista no Estado de Minas
http://academialetrasbrasilmariana.blogspot.com/2009/04/alb-mariana-apresenta-claudia-gomes.html
Cadeira n° 08 da Academia de Letras do Brasil – Mariana, cuja patrona é BEATRIZ BRANDÃO, será ocupada pela professora CLÁUDIA GOMES DIAS COSTA PEREIRA, natural do Rio de Janeiro e residente na cidade de Ouro Preto – Minas Gerais. (Pós-doutora pela Universidade de Lisboa) Doutora e Mestre em Literatura Brasileira pela UFMG, especialista em História Social da Linguagem e graduada em Letras pela UFOP. Leciona há 10 anos nos níveis superior, médio e fundamental, tendo sido professora nas Universidades Presidente Antônio Carlos (Mariana) e Federal de Ouro Preto; em escolas estaduais de Ouro Preto; no CEFET Ouro Preto e na Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Trabalhou, também, como coordenadora cultural da Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto e da Área Pedagógica do Museu da Inconfidência. Atua, ainda, como pesquisadora, revisora de textos e promotora de eventos culturais, dentre os quais a exposição literária Dança das Letras, no Anexo do Museu da Inconfidência.Tem os seguintes livros publicados: Beatriz Brandão: Mulher e escritora no Brasil do século XIX. 1ª.ed. São Paulo, 2005 e é co-autora de Mulheres em Letras: antologia de escritoras mineiras. Florianópolis, SC: Editora Mulheres, 2008, e A fragilidade das verdades. In: José Luiz Foureaux de Souza Júnior. (Org.). Exercícios de leitura. 1ª ed. São Paulo.


Nos anos de 1999 e 2000, coordenou o Projeto SOU MAIS EU, voltado para discentes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental da Escola Municipal CAIC Felipe dos Santos – Cachoeira do Campo, com as seguintes oficinas: pátina, bijuterias, fuxico, ímãs, jogos em madeira, teatro, produção de textos poéticos.No período de 2000 a 2001 coordenou a Semana do Educador – com elaboração e execução, junto ao Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto, trabalho voltado para um público de 1000 professores da Rede Municipal de Ensino, com 24 oficinas de teatro, literatura, dança, jogos matemáticos, produção de textos e jogos pedagógicos; 06 palestras, espetáculos teatrais e musicais, exposição de painéis de trabalhos e lançamento de 02 livros.Em 2005 coordenou DANÇA DAS LETRAS: caminhos da Literatura em Ouro Preto, projeto de pesquisa e montagem de exposição sobre a literatura produzida em Ouro Preto nos séculos XVIII e XIX em parceria com o Museu da Inconfidência e a Universidade Federal de Ouro Preto. Em 2007 coordenou a “BIBLIOTECA VIVA” Projeto voltado para a difusão da leitura através da abertura da biblioteca para maior participação da comunidade
Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - Deia Leal
Diretora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural
Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-Minas Gerais
Presidente Fundadora da ALB-Mariana
Mestranda em Literatura-Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Viçosa
Exposição Virtual de Obras de Arte:
http://www.artelista.com/slideshow.php?a=8584387574870269&t=1
http://deialeal.artelista.com/
(31) 8893-3779
Ponto Itinerante de Leitura
http://pontoleituramariana.blogspot.com/
Jornal Aldrava Cultural -
www.jornalaldrava.com.br

A vida é metonímica
cada olhar
é cada olhar
e o contínuo
que ela
parece ser
é soma de frações.

terça-feira, 5 de julho de 2011

RUBENS SHIRASSU JÚNIOR


aba de sair do forno, o meu último lançamento pela editora Clube de Autores de São Paulo. O título é Religar às Origens, contendo 287 páginas, uma seleção de artigos que publiquei de 1981 à 2010, tanto na imprensa escrita como a digital, portanto, há exatamente 30 anos. Para melhor compreensão inseri um anúncio em anexo a mensagem para a sua apreciação. No mais, estendo,


Um saudoso abraço à você!



Rubens Shirassu Júnior

Observação:

Para quem aprecia o formato impresso em papel: Acesse www.clubedeautores.com.br
e digite no campo "buscar", em cima, do lado esquerdo do site, o nome de Rubens Shirassu Júnior

segunda-feira, 4 de julho de 2011

BRIZOLA


MOVIMENTO DE RESISTENCIA LEONEL BRIZOLA

O MRLB promoverá importante ciclo de palestras e debates sobre o Trabalhismo no Brasil e Leonel Brizola. Será SEMPRE ÁS DEZOITO HORAS, NO SINDICATO DOS METROVIÁRIOS DO RIO DE JANEIRO-Av. Rio Branco, 277-4º andar – Cinelândia, com a seguinte programação:

DIA 4 DE JULHO – segunda-feira – tema: O Legado dos Governos Brizola No Rio de Janeiro – palestrantes: ex deputados constituintes nota 10 e ex Secretários nos dois governos Brizola no Rio, JOSÉ MAURICIO LINHARES E CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA CAÓ.

DIA 18 DE JULHO – segunda-feira – BRIZOLA E A POLÍTICA CRIMINAL – palestrante: EX GOVERNADOR NILO BATISTA;

DIA 15 DE AGOSTO – segunda-feira – BRIZOLA E O CAMINHO BRASILEIRO PARA O SOCIALISMO – palestrante: Jornalista FLÁVIO TAVARES

DIA 22 DE AGOSTO – segunda-feira – O Trabalhismo e a Luta Antiimperialista no Brasil–Getúlio e Brizola – palestrante: Escritora e professora BEATRIZ BISSIO.

DIA 29 DE AGOSTO – segunda-feira – 50 anos da Legalidade – palestrante: FLAVIO TAVARES – debatedores: VIVALDO BARBOSA E JOSE MAURICIO LINHARES

Aguardamos tua presença nesta próxima segunda-feira, 18 horas, no Sindicato dos Metroviários.
ENVIADO POR RONALD BARATA

AUTORAMAS


Estamos gravando o disco novo do Autoramas, já batizado de "Música Crocante". E pra bancar o disco estamos fazendo um esquema chamado crowdfunding. Ou seja, qualquer pessoa pode comprar uma cota do projeto, e em troca receber uma recompensa. Tem vários tipos de recompensa...De acordo com cada valor você pode receber na sua casa só o CD autografado com seu nome nos agradecimentos até uma guitarra que já usamos muito...
Pra participar é só clicar aí: http://www.embolacha.com.br/projeto/71-autoramas-muosica-crocante
Tem tudo muito bem explicadinho, incluindo o video com amis uma sensacional atuação do Bacalhau!

Contamos com sua participação!
Muchas gracias!
RRRRRRROCK!


Gabriel Thomaz, Flávia Couri e Bacalhau

sexta-feira, 1 de julho de 2011

LE MIX CITÉ




Sarava!

Le Mix Cité
présente le concert
" Les Chemins du Sertão "

Heitor de Pedra Azul, voix/guitare
Alain Vuillot, piano
Le samedi 9 juillet - 21h00
49, rue de la Cité
10000 - Troyes
France
* L'affiche/photo en annexe, svp.