quarta-feira, 6 de julho de 2011

LIVROS


A academia de Letras do Brasil-Mariana divulga lançamento do livro "Contestado Fruto: A Poesia Esquecida de Beatriz Brandão", da Acadêmica Cláudia Gomes Pereira, cujo lançamento será no dia 16 de julho de 2011, em Lisboa.Segundo Cláudia Gomes: "Tenho muito orgulho de trazer para Portugal a obra de Beatriz Brandão e, com ela, o nome de cada um de vocês e das instituições que representam, pois assim, trago também Ouro Preto, Mariana e Belo Horizonte".
Entrevista no Estado de Minas
http://academialetrasbrasilmariana.blogspot.com/2009/04/alb-mariana-apresenta-claudia-gomes.html
Cadeira n° 08 da Academia de Letras do Brasil – Mariana, cuja patrona é BEATRIZ BRANDÃO, será ocupada pela professora CLÁUDIA GOMES DIAS COSTA PEREIRA, natural do Rio de Janeiro e residente na cidade de Ouro Preto – Minas Gerais. (Pós-doutora pela Universidade de Lisboa) Doutora e Mestre em Literatura Brasileira pela UFMG, especialista em História Social da Linguagem e graduada em Letras pela UFOP. Leciona há 10 anos nos níveis superior, médio e fundamental, tendo sido professora nas Universidades Presidente Antônio Carlos (Mariana) e Federal de Ouro Preto; em escolas estaduais de Ouro Preto; no CEFET Ouro Preto e na Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Trabalhou, também, como coordenadora cultural da Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto e da Área Pedagógica do Museu da Inconfidência. Atua, ainda, como pesquisadora, revisora de textos e promotora de eventos culturais, dentre os quais a exposição literária Dança das Letras, no Anexo do Museu da Inconfidência.Tem os seguintes livros publicados: Beatriz Brandão: Mulher e escritora no Brasil do século XIX. 1ª.ed. São Paulo, 2005 e é co-autora de Mulheres em Letras: antologia de escritoras mineiras. Florianópolis, SC: Editora Mulheres, 2008, e A fragilidade das verdades. In: José Luiz Foureaux de Souza Júnior. (Org.). Exercícios de leitura. 1ª ed. São Paulo.


Nos anos de 1999 e 2000, coordenou o Projeto SOU MAIS EU, voltado para discentes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental da Escola Municipal CAIC Felipe dos Santos – Cachoeira do Campo, com as seguintes oficinas: pátina, bijuterias, fuxico, ímãs, jogos em madeira, teatro, produção de textos poéticos.No período de 2000 a 2001 coordenou a Semana do Educador – com elaboração e execução, junto ao Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto, trabalho voltado para um público de 1000 professores da Rede Municipal de Ensino, com 24 oficinas de teatro, literatura, dança, jogos matemáticos, produção de textos e jogos pedagógicos; 06 palestras, espetáculos teatrais e musicais, exposição de painéis de trabalhos e lançamento de 02 livros.Em 2005 coordenou DANÇA DAS LETRAS: caminhos da Literatura em Ouro Preto, projeto de pesquisa e montagem de exposição sobre a literatura produzida em Ouro Preto nos séculos XVIII e XIX em parceria com o Museu da Inconfidência e a Universidade Federal de Ouro Preto. Em 2007 coordenou a “BIBLIOTECA VIVA” Projeto voltado para a difusão da leitura através da abertura da biblioteca para maior participação da comunidade
Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - Deia Leal
Diretora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural
Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-Minas Gerais
Presidente Fundadora da ALB-Mariana
Mestranda em Literatura-Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Viçosa
Exposição Virtual de Obras de Arte:
http://www.artelista.com/slideshow.php?a=8584387574870269&t=1
http://deialeal.artelista.com/
(31) 8893-3779
Ponto Itinerante de Leitura
http://pontoleituramariana.blogspot.com/
Jornal Aldrava Cultural -
www.jornalaldrava.com.br

A vida é metonímica
cada olhar
é cada olhar
e o contínuo
que ela
parece ser
é soma de frações.

Nenhum comentário: