sexta-feira, 8 de julho de 2011

PASOLINI


Pier Paolo Pasolini: É Intolerável Ser Tolerado
Pasolini
dizia que o capital
é falsamente tolerante.
Preferia ser condenado injustamente a ser
tolerado (1)
Liberdade de Expressão e Sexualidade


Pier Paolo Pasolini contou que algumas vezes foi parado na rua por gente que desejava saber quando seria lançado O Decameron nº2, ou O Decameron Proibido. O mercado cinematográfico confundiu muitas pessoas, fazendo com que se acreditasse que Pasolini teria dirigido filmes que na verdade não passavam de plágio de seus próprios filmes. O Decameron (Il Decameron, 1971), a primeira parte da Trilogia da Vida, foi seguido de várias imitações que atingiram grande sucesso frente ao público. Conhecidos também como Decamerotic, tais imitações foram classificadas como falsificações por Pasolini. A mesma coisa aconteceu, ressentiu-se Pasolini, com Os Contos de Canterbury (I Racconti Di Canterbury, 1972) (fonte das imagens deste artigo) e As Mil e Uma Noites (Il Fiore Delle Mille e Una Notte, 1974) a segunda e terceira partes da trilogia. Este último, por exemplo, foi precedido por um Finalmente... Mille e Una Notte (direção Antonio Margheriti, 1972) – como às vezes acontece na concorrência entre canais de televisão, quando lançam um programa porque sabem que o concorrente lançará. Filme direcionado apenas ao erotismo – na parte final existe até um personagem que imita o Homem sem Nome de Por Um Punhado de Dólares (Per Un Pugno di Dollari, 1964), do faroeste espaguete de Sergio Leone.
O Decameron de Pasolini
foi sua maior bilheteria e
teve oitenta denúncias por pornografia, sem falar nas cidades aonde a cópia foi seqüestrada pela justiça(2)
fonte:
o texto é do Roberto Acioli de Oliveira
[ http://cinemaitalianorao.blogspot.com/2010/10/pier-paolo-pasolini-e-intoleravel-ser.html ]

e no orkut:

[http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=685864&tid=5612761350887014432&start=

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