segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SANSÃO J. SILVA


CIDADANIA, O QUE É ISSO?
FUTEBOL É MAIS IMPORTANTE!

Nós brasileiros, somos um povo estranho no que se refere ao senso de cidadania.
Brasileiros são patriotas fervorosos quando se trata de futebol.- Futebol é tratado como assunto sério, de suma importância e do maior interesse. - Pelo futebol os brasileiros são capazes de grandes mobilizações, bairros e cidades inteiras se organizam, formam gigantescas caravanas desfraldam bandeiras aos milhares com vibrantes gritos de guerra.
O orgulho, o ufanismo, atingem o mais alto grau, superando todos os limites. Têm aguda noção das leis, normas e regras do futebol, as quais discutem apaixonadamente com grande conhecimento e propriedade. - Quando acham que o Brasil foi de alguma forma prejudicado em uma partida da Copa do Mundo ou mesmo em torneios regionais, por pouco não pegam em armas para atacar a nação oponente afim de lavar a honra, resgatar o prestígio da Pátria, colocando-a no panteão mais alto da glória, em seu sublime e devido lugar.
Quando se trata dos seus times preferidos então nem é bom falar; pois em defesa destes, se tornam aguerridos combatentes em dias de disputas de campeonatos.
É comum munirem-se com um arsenal de bombas, paus, pedras e até armas de fogo promovendo nas ruas verdadeiras batalhas campais, resultando muitas vezes em baixas reais com mortos e feridos, com seus mártires e heróis. Pelo exposto podemos ver que pelo futebol até se morre e se mata.
E a cidadania? - Ah, a cidadania para os brasileiros é algo vago, abstrato, sem importância... Esta constatação infelizmente é preocupante.
Sem prejuízo de gostar de futebol, de torcer apaixonadamente, seria bom entretanto que os brasileiros também de forma apaixonada, se valorizassem mais como cidadãos. Deveriam se indignar mais e de verdade não apenas reclamando, deveriam se revoltar. Diria mesmo que deveriam até se enfurecer frente a tantas e grandes mazelas nacionais; fruto das aberrantes ações e atos da maioria de políticos desonestos. Ligados a estes; outros grupos de entes malévolos da mesma espécie, permeiam em todas as áreas da esfera governamental. E como seus mentores, são dignos também de repulsa, bem que mereciam um “chega pra lá.”
Porque os brasileiros, ao contrario de outros povos, não reagem contra a má gestão pública, aos desmandos e a corrupção?.... São todos corruptos também? - Não.
É porque a incúria dos (des) governos com a educação, por décadas e décadas, tornou os brasileiros uma grande massa ignara e inerme cuja falta de instrução não os permite ter noção de conjunto da realidade das coisas. Não sabem se informar corretamente e muito menos fazer avaliação clara da enormidade do prejuízo causado pelos políticos a atual geração. Infelizmente, pelos mesmos motivos, não podem vislumbrar os prejuízos ainda maiores que como uma triste fatalidade se abaterá sobre as gerações futuras; as quais no mundo globalizado, não conquistarão espaço diante da concorrência, do avanço qualitativo e logicamente mais competitivo dos outros povos.
É incrível, mas mesmo conhecendo os políticos e suas mentiras, sabendo de tantas falcatruas diárias, de bilhões de reais em suados impostos surrupiados por demagogos de todos os matizes, e seu elenco infinito de fraudes, nada se faz! - Temos todos os tipos imagináveis e inimgináveis de apagãos: Apagão Elétrico, Apagão da Saúde, Apagão da Educação, Apagão da Segurança, Apagão da Justiça, Apagão das Rodovias, Apagão das Ferrovias, Apagão dos Portos, Apagão Aéreo, Apagão do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e principalmente o maior de todos: o GRANDE APAGÃO MORAL.
O carí$$imo Congre$$o brasileiro, de costas para o povo, com enorme perda de tempo
em suas sessões com longas discussões ridículas, é um espetáculo que envergonha, ao invés de exemplo para a cidadania.
Eis que os políticos, formuladores dessa peça bufa e infeliz, onde todos, autores e atores são vilões mais que conhecidos, porém ninguém os vaia. - Suas apresentações se repetem ao longo do tempo medido em décadas, ininterruptamente, cansativamente, mas ninguém reage!
São tantos os escândalos, verdadeiro corolário que seria fastidioso enumerá-los aqui. Os brasileiros mais esclarecidos e honestos, sentindo-se impotentes perderam a esperança. - Se tornaram desiludidos, apáticos como que, anestesiados.
Para as pessoas conscientes e inconformadas, vem as perguntas que não podem calar:... Por que?... E até quando?...
Parece que a resposta está no fato de não existir no Brasil uma verdadeira oposição partidária forte, atuante, compostas por pessoas honestas e com força de arregimentar, congregar, enfim instigar os cidadãos decentes a se organizarem, a se manifestarem de forma mais veemente.
Algo de muito grave aconteceu aos brasileiros: os políticos lhes roubaram a segurança, o direito de ir e vir sem medo. - Lhes roubaram alem de recursos, a paz e até sua dignidade.
De Brasília o que vemos e ouvimos é de provocar náuseas; porém os brasileiros estão inertes, não reagem, se tornaram autistas. São bravos heróis no futebol porém incapazes de fazer valer e exercer em toda plenitude seus direitos mais nobres, o elemento básico de uma sociedade: a CIDADANIA.
Antes, tivemos verdadeiros heróis como os Farroupilhas, os Dezoitos do Forte de Copacabana, Os revolucionários Paulistas de 1932 e bem antes tivemos inúmeras demonstração reais de inconformismo como Sabinadas, Balaiadas, Revolução Praieira, Revolta dos Alfaiates sem esquecer os Inconfidentes.
Hoje não temos nada... não temos líderes.
Os políticos, espertos não perdem tempo. Com míseros caraminguás em esmolas, porém em dinheiro do Bolsa Família, pagos por nós, compram ou roubam a boa fé das pessoas simples, transformando-as em massa de manobra para seus maquiavélicos fins. Eles sabem que para as massas, uns trocados no bolso, um fim de semana com futebol, uma cervejinha gelada e Faustão... fica tudo maravilhoso e.... LA NAVE VA.....
Precisamos urgentemente de um timoneiro e uma bússola. Pois os partidos são ficções, os políticos estão corrompidos, e parte da igreja está politizada...
Enfim: ESTÁ TUDO DOMINADO.
E em quanto isso..., lá vamos todos: Avante Brasil, Brasil!!! Brasil!!!, Zil, Zil, Zil,
E... viva então o futebol!!!

Artigo de Sansão J. Silva

sansaojs@netsite.com.br

Nenhum comentário: