quinta-feira, 24 de abril de 2014

A MORTE DE UM AMIGO



Escrevo sobre a vida cultural em Araçatuba,desde os anos 80. E fico sabendo que o escritor e colega JOSE ANTONIO  SILVA faleceu na última quinta-feira. Nos conhecemos aí por volta de abril de 1980, ele morando perto da Pça. São Joaquim,rua Wandenkolk. Trabalhava em cartório, lia muito, adorava os pré-socráticos,textos de VIRGÍLIO; leu GRANDE SERTÃO: VEREDAS, de  Guimarães Rosa/ Flaubert/Balzac e muita gente desta estirpe. Isso era raro em Araçatuba, naquela época, entre jovens beirando os 22 anos de idade. Por isso me aproximei dele,graças também ao amigo TARSO.
JOSÉ ANTONIO, escrevia seus contos datilografados e passava-os para minha apreciação -trocamos vários textos e opiniões ao longo de uns 5 ou 6 anos,até eu me mudar para Marília/sp. JOSÉ ANTONIO era um homem simples, humilde, inteligente, de bem com a vida. Lembro-me quando a casa dele foi tomada por um incêndio pavoroso nos anos 80, e ele se mantinha firme, forte, com esposa e filha, não se deixou abater pela tragédia. Liamos STRINDBERG, e diversos autores tidos como malditos em literatura. Fumava demais, disse a ele que parasse com aquela chaminé que lhe saia pelas ventas. Dava de ombros, por ser jovem, nos considerávamos intermináveis nos anos 80. Certa vez, diante de mim, ele enaltecia trovões assustadores que ressoavam sobre nossas cabeças - dizia que amava a força da natureza, a fúria das trovoadas e punha-se a dançar debaixo de chuva - Passávamos horas conversando sobre literatura,a vida, os amigos recentes,as perdas. Depois que fui para Marília, eu o encontrei poucas vezes, a vida tomava outros rumos para mim, fui reencontrá-lo trabalhando em escritório de advocacia perto do prédio da CIRETRAN, ainda fumante, agora apreciava os cachimbos. SEMPRE espirituoso, sempre achei que embora fumante, fosse viver por longos anos - Mas em verdade, acho que ele viveu intensamente o que desejou,e isso é o que importa,querido amigo JOSE ANTONIO  SILVA.
everi rudinei carrara/site telescopio.vze.com

Nenhum comentário: