quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

BANDA KLATU



Banda KLATU
A banda Klatu surgiu do que seria um projeto solo do baixista Leco Peres, reunindo a cantora Carol Arantes e vários músicos convidados. A idéia acabou evoluindo no decorrer do caminho para o conceito atual da banda. Além da parceira consolidada entre Peres e Arantes, no conceito artístico e nas composições, o Klatu conta hoje com um grupo fixo: Guilherme Zakka e Vicente Carrari nas guitarras e Renato Siviero na bateria. Leco Peres além de músico é escritor, dirige peças e esquetes teatrais, transitando entre a música e seus projetos literários. Após o término de sua antiga banda Molho Inglês, com a vontade de passar a “sua versão dos fatos”, mostrou sua visão musical no que a princípio seria seu disco solo e que, por fim, deu origem ao Klatu. Carol Arantes foi backing vocal também da banda Molho Inglês; firmou a parceria em estúdio com Leco Peres, que ajudou a dar forma ao Klatu, e lapidar a estrutura ideológica do disco. É responsável por todas as letras do álbum e grande parte das melodias. A influência de rock e MPB dos anos 70 é evidente em seu estilo.
A banda traz ao cenário musical brasileiro uma proposta diferenciada, um rock irônico e emblemático na escola de Os Mutantes, com influências variadas que vão do psicodélico ao soul, recheado de distorções, variações rítmicas, riffs peculiares e desconstruções harmônicas. Algumas de suas referências são: Frank Zappa, Tutti-Frutti, Arrigo Barnabé, Sly and Family Stone, Raul Seixas, Tim Maia, Parliament, Secos& Molhados, dentre outros.Klatu está em busca de uma música mais espontânea e original, não presa a regras ou convenções musicais. Em cada uma de suas músicas, da melodia às letras, há experimentalismo e ousadia, numa sonoridade conceituada pela banda como “Rock Infinito”, tão livre e imprevisível quanto o jazz. A infinitude sonora caminha junto com o posicionamento ideológico, e a bandeira do rock infinito é levada não apenas à música, mas também à mensagem. Klatu toma partido em temáticas atuais, como cultura de massa, inércia humana, aquecimento global e consumismo.Em 2008 Klatu lançou seu primeiro álbum: “Em Busca do Rock infinito”. O disco equilibra canções variadas; são sete músicas inéditas e duas bônus, gravadas entre 2005 e 2008, com a participação de músicos convidados, de diversas bandas do circuito rock paulistano. A produção é assinada por Renato Carneiro (Pedra, Leões de Israel, Mutantes etc.) e Leco Peres.
“Não sei se conseguimos mostrar no álbum uma música que reúne toda e qualquer influência artística, contando sempre com a vitalidade do rock. Mas, se em algum momento, ao ouvir este disco, alguém entrar em contato com a infinitude, então fomos felizes na nossa busca”, relata Leco Peres sobre a sua intenção com o disco.

Nenhum comentário: