sábado, 24 de abril de 2010

ARNALDO BAPTISTA EXPÕE SEUS DESENHOS


Arnaldo Baptista expõe seus desenhos na SP-Arte 2010

Arnaldo Baptista chega finalmente ao circuito oficial das artes plásticas pela Galeria Emma Thomas, iniciando pela SP-Arte 2010, que acontece de 29 de abril a 2 de maio no Pavilhão da Bienal de São Paulo. Confira no cartaz anexo.
Arnaldo Dias Baptista é ex-líder da internacionalmente aclamada banda dos anos 60/70, Os Mutantes. Desde então, suas músicas e letras vêm inspirando artistas de diferentes áreas e várias gerações, tanto no Brasil como no mundo. Todo dia chegam à sua caixa de mensagens pelo menos 30 emails de fãs, em sua maioria jovens.
Arnaldo começou a pintar e desenhar no meio da década de 1980, enquanto se recuperava de um grave acidente em 1982. Sua arte reflete sua filosofia, poesia e a criatividade vanguardista conhecidas em sua carreira musical. Assim como os artistas do movimento CoBra, Arnaldo trabalha de forma espontânea, experimental e com ênfase no imaginário fantástico. A expressividade através do uso de cores e texturas permeiam tanto o universo da psicodelia quanto da arte contemporânea.
As obras apresentam uma forte narrativa, desconstruindo e recriando outros significados com os elementos compositivos da imagem; a figuração, a colagem, o brilho, a saturação e o erotismo. As possibilidades da linguagem são exploradas com liberdade, ousadia e desprendimento formal pelo artista.
Desde o início de sua carreira, Arnaldo mostrou uma capacidade surpreendente de auto-reciclagem. Ele permite facilmente que novos elementos entrem em sua música e arte. Parece que sua missão é apontar um futuro que ainda não existe, mas pode ser sentido.
*****
Destaques na carreira recente de Arnaldo Baptista
2004 – Lançamento do CD Let it Bed, aclamado pela crítica e premiado pelo público. Arnaldo toca todos os instrumentos e interpreta todas as canções. Com produção de John Ulhoa, do Pato Fu, e pré-produção de Rubs Troll.
2006-2007 – Arnaldo sai em turnê internacional (EUA e Europa) com a reunião de Os Mutantes, a partir de show no Barbican, de Londres.
2008 – Lançamento, pela Editora Rocco, do livro Rebelde entre os Rebeldes, que Arnaldo escreveu nos anos 80, pela Rocco. “o livro é essa ficção retrofuturista que acredita no caráter transgressivo e transcendente da música, que parece prima-irmã de ‘Barbarella’ e que se assusta com a violência da era atômica pós-Hiroshima e Nagasaki. Arnaldo é um combatente anti-racionalista desde a mais tenra idade. No seu apego ‘a tudo que foge ao universo visível’ está uma estratégia de revalorização humanística, que é muito bem-vinda,” Jotabê Medeiros, O Estado de São Paulo. 2008-2009 – O Canal Brasil lança o filme-documentário Loki-Arnaldo Baptista, com direção de Paulo Henrique Fontenelle,. O filme circulou pelos principais festivais de cinema, ganhando prêmios em São Paulo, Rio, Cuiabá, Miami, Toronto e Nova York, entre eles o Prêmio ACIE de cinema da Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeiro. Foi lançado em DVD em 2009. Recentemente, Loki-Arnaldo Baptista apareceu como finalista em quatro categorias para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2010 da Academia Brasileira de Cinema: melhor longa-metragem documentário, melhor montagem documentário, melhor som e melhor trilha sonora original.

Nenhum comentário: