sexta-feira, 16 de novembro de 2012

ENTREVISTA COM TETÊ ESPÍNDOLA





entrevisto a minha musa e emblemática cantora TETE ESPÍNDOLA, neste ano comemorativo do nosso site telescopio.vze.com - Ouçam seus cds, ouçam sua voz inigualável, suas composições e o talento de seus irmãos espíndolas - vozes de nossas matas,poesia de nossas tribos,rios e pássaros de nossa música regional que ainda não se contaminou com a bossalidade consumista que invade este país e o mundo.

 1- Querida Tetê, penso que sua música se identifica com paisagens naturais, pássaros, floresta, rios, indígenas - como voce este Brasil, no qual consta mais de 500 índios mortos desde 2003,segundo nos informa o CIMI (Conselho Indigenista Missionário) ?
è um absurdo um país descuidar da sua raiz dos seus antepassados, na verdade, toda essa riqueza    das    nossas florestas rios deveriam estar intactas, pra esse povo viver em PAZ, no seu habitat natural. Eu como compositora, me inspiro muito nos pássaros, e nos nomes em Tupi Guarani que fazem parte da minha cultura matogrossense. Ando bem preocupada com essa situção e nos meus shows faço a minha parte chamando a atenção, através dos meus agudos gritantes .


2- Pelo que sei a craviola foi divulgada pelo saudoso PAULINHO NOGUEIRA, uma especie de viola e cravo com sonoridade mais aguda - como é tocar este instrumento, para compor, sentir o mundo ?
A craviola na verdade foi "idealizada" pelo Paulinho Nogueira,que uma semana antes de partir me disse em um encontro casual o qto estava realizado em ver esse instrumento vingar nas minhas mãos.Adoro tocar craviola (ela me faz ser inteira quando canto)que é um violão de doze cordas, com um timbre mais metalico, e uma oitava a mais, e isso me deu a possibilidade de compor de uma outra forma, com harmonias e solos, que lembram a viola caipira.Acabei de gravar um cd com12 inéditas de minha autoria... ta saindo do forno...Tô muito realizada com esse projeto.


 3- Há muitos anos atrás voce me enviou o cd PIRARETÃ, que considero uma jóia rara! adoro músicas como: piraretã, cunhãtaiporã,tamarana,vida ciagana..como foi trabalhar neste disco e o que representa hoje pra ti?
 Também adoro esse lp,  pois ele foi muito importante considerando que foi uma passagem da minha carreira, saindo de um grupo (com meus irmãos o lirio selvagem)e indo pra o meu primeiro trabalho solo .Além dessas musicas q. vc citou temos a Refazenda ainda com a participação de Geraldo Alzira e Almir Sater esse arranjo foi uma curtição pra nós como tambem Aratarda com Alzira e Geraldo, uma linguagem de
infância.

 4- Ainda sobre o disco PIRARETÃ, há regravação de "BLACKBIRD", dos Beatles, como MELRO, voce ouvia BEATLES quando mais moça, e hoje, eles ainda te inspiram,voce ainda ouve o album branco deles?
esses caras e todos os seus discos me influenciam até hoje ... desde a adolescência, lá em casa eu e meus irmaos faziamos vocais, ouvindo o quarteto, as harmonias também, os arranjos, no fundo a gente adora quando consegue fazer uma musica q. lembra um momento Beatles.


 5- Por que ainda não gravou uma música do genial TOM ZÉ? há alguma em especial,que voce talvez possa gravar? 

 ja participei sim de um projeto do Tom Zé, aquela trilha que ele fez pro balé Stagium, um cd rosa peludinho, cantei um chorinho lindo, quem sabe a gente se encontra musicalmente logo logo ...


6- O Brasil vive um momento dramático de corrupção, falta de ética,destruição do meio ambiente, e falta de  respeito ao povo ,não acha que os artistas deveriam participar mais ativamente contra este caos que nos sufoca?
Acho que todos nos como cidadoes artisticos e com capacidade de mudanças temos sim que participar cada vez mais fazendo cada um o seu papel nas composiçoes nos palcos nas poesias ,alertando o publico mais sensivel incentivando ...mas entrar no esquema da politica eu nao pretendo, entende?

7- E os seus irmãos, o que estão fazendo musicalmente? há tempos recebi um belo cd  ESPÍNDOLA CANTA
Família Espíndola/            com composições de geraldo espíndola, jerry,sérgio?

todos estão bem Sergio está cantando e tocando com Arrigo Barnabe, no show Lupicínio, correndo o país.
Geraldo com um novo cd acabou de chegar da Europa onde tem ido divulgar a sua musica de uns tempos pra cá.
Jerry agitando muito no lado musical e como produtor cultural também, ele é uma figura importante no incentivo de novos talentos em MS.
Humberto pintando cada vez melhor a sua "Bovinocultura" .


 8- Alzira Espíndola esteve em Araçatuba, poucos anos atrás,fez um belo show ao lado da poeta ALICE RUIZ, como voce a atuação delas no cenário poetico-musical?
Ela é uma criatura de todas as artes ,como dizem lá em cas uma "arteira", compõe alem das musicas, letras e ideias incriveis,canta como ninguém ...
Acho que ela está dando uma continuidade pra linha Itamar Assumpção.Sou fã da minha irmã e sempre estou perto dela dando toda a fôrça necessaria pra ela "brilhar" .


 9- Por falar em ALZIRA ESPÍNDOLA, outro cd maravilhoso que gosto de re-ouvir sempre  é  "Anahí" , . No repertório, polcas, guarânias e clássicos do cancioneiro popular, como "Chalana", "India", "Meu Primeiro Amor" e "Serra da Boa Esperança", tudo ao vivo! Como foi trabalhar neste discão? 

esse repertorio, esta é a nossa memória musical, e a gente adora virar ANAHI como a gente diz, somos uma só quando entramos nesse show.Esse projeto vai completar 15 anos e estamos sempre apresentando pelo Brasil todo, sempre um sucesso.

 
10. O que voce ouve em casa,quais os artistas e poetas que voce curte?

gosto de ouvir musica isntrumental: duo fel/ paulo lepetit - e essa nova geração, tatiana parra/ pedrinho/ alterio/ iara renno. e é ,claro dani black


 11- Eu sempre parei para ouvir HAROLDO DE CAMPOS E AUGUSTO DE CAMPOS, como foi seu contato com AUGUSTO, o qual participou da composição JAGUADARTE?

foi uma honra pra mim receber esse titulo: PASSAROS NA GARGANTA - que inclusive,  vai ser relançado logo mais . Sempre é uma delícia encontrar com Augusto, acho ele  genial  e jovial.


abçs do sempre fã
everi rudinei carrara

    bj    tt

3 comentários:

Ivone disse...

tet~e deve ter sido passaro
em alguma outra vida...
um elemental da fauna e flora
parabéns....

Touché disse...

adoro o trabalho da Tetê. Ela já esteve em Guarulhos e era amiga de um amigo meu,ex-vereador do PC, já tomamos chá na casa dela. A voz dela é inigualável..Gostei muito da entrevista,vc fez as perguntas certas..abraços do seu admirador Touche´

Jorge Ferreira disse...

Tetê é fantastica, sua voz é maravilhosa. Parabens pela entrevista. Abraço!