sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

LIVRO DE FÁTIMA VENUTTI


Um evento que reúne literatura, artes plásticas, música e dança clássica, contemporânea e muita nostalgia. É exatamente isso que está sendo organizado para o lançamento do livro "Terceiro Apito", da escritora paulista radicada em Blumenau, Fátima Venutti, dia 13 de março próximo, na Fundação Cultural de Blumenau.
O livro traz a nostalgia das viagens de trem vividas pela autora em sua infância em visitas ao avô e parentes no interior de São Paulo. São contos e crônicas que levarão o leitor a uma viagem pelos trilhos e dormentes da década de 70 e faz o resgate de fatos pitorescos, brindando o leitor com a magia do apito do trem. A obra bilíngüe (português- espanhol) ocupa uma importante lacuna no mercado editorial latino-americano que atende tanto ao consumidor brasileiro quanto de toda a Latinoamérica. O projeto recebeu verbas para sua viabilização do Fundo Municipal de Apoio a Cultura de Blumenau.O projeto gráfico e capa de Terceiro Apito, criados pelo publicitário Sidnei Speckart, traz uma obra do artista Telomar Florêncio e encarte surpresa. O prefácio é do publicitário e também aficionado por trens, Cao Hering que descreve:
A aproximação de um trem. Que enigmático reboliço é esse a se formar nas vísceras à visão desses indiferentes monstros mecânicos? De onde nos vem esse fascínio respeitoso, meio amedrontado – tanto faz, criança ou adulto –, ao observar as manobras resfolegantes de uma incandescente locomotiva (...)
(...) Por quê? Nós, os perdidamente apaixonados por essas entidades de aço, pouco sabemos explicar. Só sabemos sentir. (...)
A autora foi presidente da Sociedade dos Escritores de Blumenau e em 2007 lançou Último Beijo/ Último Beso, também bilíngüe (português-espanhol). Em março presenteia seus leitores com o apito de um trem que reboa longe... Muito longe.
Na noite do dia 13 de março algumas atrações culturais estão confirmadas, todas à convite da escritora:
- Mostra de Obras da série Locomotivas, do artista plástico blumenauense Telomar Florêncio;
- Apresentação da Banda Municipal de Blumenau - O Trenzinho do Caipira (Bachianas Brasileiras nº 2), de Heitor Villa-Lobos;
- Performance do Coral da FURB, sob regência do maestro Eusébio Kohler, tema "Cadê o trem que estava aqui?";
- Apresentação do grupo de dança GAHP Júnior, sob a coordenação da Profª Bruna Oechsler, com o trabalho "Final de Linha";
- Exposição de Ferroramas antigos e modernos.
Reserve sua passagem. Você não vai se arrepender desta viagem.
Quando: 13 de março
Onde: Fundação Cultural de Blumenau
Rua XV de Novembro, 161 - Centro - Blumenau/SC
Horário: 19h30m.Agradecemos a divulgação.
Fátima Venutti
contatos: (47) 9137 8016
venuttiana@hotmail.com
http://fatimavenutti.blogspot.com/

Nenhum comentário: