quarta-feira, 28 de maio de 2008

EDITORA GLOBO


SEIS PROBLEMAS PARA DOM ISIDRO PARODI
&
DUAS FANTASIAS MEMORÁVEIS
JORGE LUÍS BORGES & ADOLFO BIOY CASARES
(H. BUSTOS DOMECQ)
Clássico moderno da literatura argentina relança várias questões contemporâneas
Seis problemas para Dom Isidro Parodi & Duas fantasias memoráveis, de Jorge Luis Borges & Adolfo Bioy Casares, foi escrito sob o pseudônimo H. Bustos Domecq. Por trás do jogo de máscaras da autoria, em que os dois grandes escritores argentinos dão lugar, na verdade, a um heterônimo, ao menos dois aspectos se destacam: a raridade da literatura a quatro mãos e a modernidade do autor como outra criação do autor. Pois se o autor cria a obra, cria também, ao criá-la, a si mesmo como autor. Obra e autor criam-se, então, mutuamente. E como todos os aspectos da criação tornaram-se conscientes na modernidade, isto gera a possibilidade – mais ainda, a necessidade – de tornar tal consciência criativa parte da própria criação. É o que, grosso modo, faz Borges todo o tempo, a despeito de um classicismo estilístico que a princípio confundiu parte da crítica (no Brasil, houve o caso notório de Paulo Francis, que primeiro rejeitou a obra de Borges como pré-moderna para depois retratar-se). E é isso o que faz Borges, junto com Casares, ao criar tanto o autor, H. Bustos Domecq, quanto sua obra. Em suma, Seis problemas para Dom Isidro Parodi & Duas fantasias memoráveis são e não são de autoria de Borges e Bioy Casares, assim como são e não são de autoria de Bustos Domecq – que de fato existe como o autor de uma obra que não é, enfim, simplesmente nem Borges nem de Bioy Casares... Ser ou não ser, disse Hamlet ao inaugurar a modernidade. Cujo outro nome é complexidade. Em todo caso, não resta dúvida quanto à tradução desta ediç&ati lde;o ser de Maria Paula Gurgel Ribeiro, assim como de nela haver o belo e esclarecedor prefácio de Michel Lafon, da Universidade Stendhal (Grenoble, França).
Tudo é jogo nesse livro que, ao mesmo tempo, é pura literatura, no sentido de ser ficção e nada além de ficção. A ficção, portanto, é um jogo, cujas peças são as palavras, cujos jogadores são os autores e os leitores e cujo tabuleiro, parodiando Borges, talvez seja a realidade. A começar do nome do autor, Honorio Bustos Domecq, que é então honrado (honório) e honra ancestrais maternos de Borges (Bustos) e de Bioy Casares (Domecq). Segue o jogo com o nome do personagem, Parodi, que evoca paródia. E com sua situação: estar encarcerado por um crime que não cometeu. Além disso, sua profissão, barbeiro, que evoca navalhas no pescoço, o faz um inocente injustiçado que é quase ameaçador, além de ser um homem sem formaçã o intelectual que, no entanto, não faz outra coisa além de investigação intelectual (ou “pesquisa estática”), pois desvenda crimes de dentro da cela – levando ao limite a figura do investigador cerebral moderno à Sherlock Holmes –, a partir da excitação, confusão e demandas dos que vêm visitá-lo com toda sua ansiedade social.
O jogo puramente literário se aprofunda em Duas fantasias memoráveis, a partir de referências bíblicas que os relatos “ilustram ou pervertem, confirmam ou contradizem”.
O QUE JÁ SE DISSE:
“Por baixo delas [as obras de Bustos Domecq] se percebe o talento de Bioy e Borges. Tão vivo como sempre.” (Moacyr Scliar)

“[Parodi] é o caso-limite e paródico dessa figura [o detetive que não se mistura à sordidez da realidade], pois resolve os enigmas sem mover-se de sua cela na penitenciária”. (Ricardo Piglia) “Nesse texto que [Bioy Casares] escreve com Borges, há o primeiro personagem construído a partir da fala dos portenhos.” (Umberto Eco)
Ficha técnica:
Título: Seis problemas para Dom Isidro Parodi & Duas fantasias memoráveis
Autores: Jorge Luis Borges & Adolfo Bioy Casares
Editora: Globo
Tradução: Maria Paula Gurgel Ribeiro
Gênero: Ficção
Capa: Sandra Antunes Ramos e Nuno Ramos
Preço: R$ 30,00
Número de páginas: 192
Formato: 14 x 21 cm
ISBN: 978-85-250-4386-3
Informações:
Verônica Papoula e Julie Krauniski
E-mail: imprensaglobolivros@edglobo.com.br
Telefones: (11) 3767-7819 / (11) 3767-7863

Nenhum comentário: