terça-feira, 20 de maio de 2008

MILAGRES DE NARA E TORQUATO NETO


milagres de nara e torquato neto
NARA LEÃO sabia escolher seu repertório precioso,independente,ligado no que havia de melhor em música e poesia. Gravava em disco como o fez em 1967 no disco VENTO DE MAIO, com música e letra da dupla GILBERTO GIL/TORQUATO NETO. Mais um disco emblemático de NARA e da música popular do mundo, desde a concepção da capa,representada por um desenho de AUGUSTO RODRIGUES,segundo me conta o compositor HEITOR DE PEDRA AZUL, o autor do inesquecível desenho da capa, morava no Boticário,e tinha casa que parecia um museu,onde reunia amigose artistas diversos. Nara com seu jeito tímido e meigo, sempre inovando, doce e livremente; nessa ocasião gravava também os compositores novos como CHICO BUARQUE E SIDNEI MILLER, revelando o que tinhamos de melhor naquele momento. A poesia de TORQUATO está lá para ser cantada e encantada pela voz de NARA, em ritmo forte, vibrante e certa alegria de criança no ar,assim diz a letra:



Vento de Maio
Gilberto Gil
Composição: Torquato Neto

Oi você, que vem de longe
Caminhando há tanto tempo
Que vem de vida cansada
Carregada pelo vento
Oi você, que vem chegando
Vá entrando, tome assento

Desapeie dessa tristeza
Que eu lhe dou de garantia
A certeza mais segura
Que mais dia, menos dia
No peito de todo mundo
Vai bater a alegria

Oi, meu irmão, fique certo
Não demora e vai chegar
Aquele vento mais brando
E aquele claro luar
Que por dentro desta noite
Te ajudarão a voltar

Monte em seu cavalo baio
Que o vento já vai soprar
Vai romper o mês de maio
Não é hora de parar
Galopando na firmeza
Mais depressa vais chegar

Logo que recebi o livro "TORQUATO OU A CARNE SECA É SERVIDA",escrito por KENARD KRUEL, fui reouvir o disco de NARA interpretando TORQUATO para juntar as peças e "ouvir com os olhos" mais um milagre do saudoso poeta piauiense na voz de NARA. Para onde parece apontar esse cavalo baio da canção? talvez se possa intuir que trate de uma certa esperança de liberdade política, que não havia durante aqueles anos de chumbo; talvez a canção possa se firmar como um hino de louvação á liberdade acima de qualquer pretexto,porque talvez nunca seja "hora de parar" diante dos empecilhos que nos cercam. Sem dúvida,NARA E TORQUATO também eram os portadores de milagres,que se fazia com poesia e coragem,ao lado dos amigos da TROPICÁLIA e outros. O desbravamento que se inciou naqueles tempos,repercute ainda hoje,os versos de TORQUATO ,a coragem e a meiguice de NARA são elementares em plena era da automação,da globalização da bárbarie,e do consumismo desenfreado.Pois é,milagres ás vezes existem.
EVERI RUDINEI CARRARA:escritor,membro efetivo da academia sala dos escritores,membro da Abrace/uruguai-brasil,editor do site telescopio.vze.com, agente cultural,consul dos poetas del mundo em araçatuba/sp,músico profissional,advogado
jornaltelescopio@gmail.com

Nenhum comentário: