sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
NEUZA LADEIRA
Na manhã há luz tanta
Que por ela envolta esqueci da fumaça do cigarro
Ar um ar um ar um
Fui mandarim com o tempo excedi me perdi
Agora o que faz?
Ar um ar um ar um
Alegria e tristeza assim o encontro dos poetas
Viajando
Simulo onde estou só isto
Sei que além mar morou
Necessito de montanhas
NEUZA LADEIRA
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
O DRAMA NO CINEMA DOS ESTADOS UNIDOS
O DRAMA NO CINEMA DOS ESTADOS UNIDOS
Na coleção “Ensaios de Crítica Cinematográfica”, editada desde 1999 pelo Instituto Triangulino de Cultura, sediado em Uberaba, vem de ser lançado seu décimo título, O Drama no Cinema dos Estados Unidos, de Guido Bilharinho.Em cinqüenta ensaios críticos são analisados mais de sessenta filmes dramáticos estadunidenses realizados até 1989, a partir de quando esse gênero cinematográfico será objeto de livro referente à produção contemporânea.Dispondo os filmes pela ordem cronológica de sua feitura, são focalizados alguns dos principais dramas desse cinema desde a década de 1930, entre eles, Nasce Uma Estrela, Vinhas da Ira, Como Era Verde o Meu Vale, Punhos de Campeão, Crepúsculo dos Deuses, A Montanha dos Sete Abutres, Sindicato de Ladrões, Juventude Transviada, Freud Além da Alma até, finalmente, Os Vivos e os Mortos e Bird.A abordagem fílmica, analítica e judicativa, orienta-se pelos pressupostos de autenticidade do tratamento temático e de utilização elaborada da linguagem cinematográfica.Completam a obra (de 284 páginas e duas dezenas de ilustrações em papel couchê): índices onomásticos e de filmes e publicações citadas, bem como fichas técnicas dos filmes comentados e outras indicações orientadoras, além de circunstanciado sumário. Pelo preço de R$ 30,00, o livro pode ser adquirido pelo blog institutotriangulino.blogspot.com e, dentre em breve, nas livrarias indicadas no referido blog.
LIVROS DE NELSON HOFFMANN
Um Crítico de Jornal
Paulo Monteiro (*)Acabo de ler dois livros de Nelson Hoffmann: “Uma Outra Face do Poeta” (EDIURI, Santo Ângelo, 2007) e “LEITURA & DIVAGAÇÃO” (EDIURI, Santo Ângelo, 2008). A leitura desses dois volumes do incansável polígrafo roque-gonzalense conduziu-me a refletir sobre o papel do jornalismo literário. Essas reflexões conduziram-me ao “new criticism” ou “nova crítica”, movimento importado mormente dos Estados Unidos da América, e que teve entre nós o São João Batista em Afrânio Coutinho, autor de um clássico sobre o assunto, “Da Crítica e da Nova Crítica” (MEC/CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA, Brasília/Rio de Janeiro, 2ª edição, 1975). A crítica literária sempre esteve ligada ao jornalismo, através do famoso rodapé. Todo o livro de Afrânio Coutinho, como salientou Wilson Martins, à época em que a primeira edição foi publicada, é uma “‘campanha’ jornalística”. Valeu-se do rodapé para combater o rodapé.Para ilustrar a opinião do autor de “Correntes Cruzadas” transcrevo (Ed. Cit., p. 57) um parágrafo de “Da Crítica e da Nova Crítica”:
“O que o jornalismo moderno comporta, em conformidade com a agitada vida social contemporânea, não são mais os vastos e sólidos rodapés de crítica especializada, porém as notícias ligeiras, o comentário informativo sobre livros aparecidos. O público deseja saber o que vai no mundo dos livros, a natureza deles, o assunto de que tratam, em notas leves, informativas, pois ele, graças à educação democrática, se supõe apto a por si mesmo julgar, depois de lido, o valor do livro. Em muitos casos, ademais, o rodapé de crítica desvirtuou-se, fugindo da finalidade que era a apreciação do livro em causa, para tornar-se um indigesto e massudo ensaio “sobre” o assunto do livro, à margem do mesmo, sem entrar no seu exame, ficando o leitor sem nada saber do livro, embora profundamente impressionado com a cultura do crítico. Mas aquilo que ele queria não lhe foi dado, de modo que passou e conseqüência natural, a descrer e a desinteressar-se do rodapé da crítica. Ao redigi-los, aliás, seus autores, na maioria, tinham em mente menos o público, do que os confrades”.
Para ele, a “alta crítica”, em sua definição, à época já estava refugiada no livro. Na verdade, mas na verdade mesmo, o que Afrânio Coutinho queria era acabar com a “crítica de jornal” para assegurar mercado de trabalho aos formados nos cursos de letras que começavam a proliferar pelo país. Daí o sentido de “‘campanha’ jornalística” assumida por sua pregação.A crítica de jornal, o rodapé, entre nós, tem uma tradição enraizada. E não se extingue uma tradição por decreto. O modelo dessa tradição também foi transplantado – e da França – há quase dois séculos. Seu caráter básico é o impressionismo – o “indigesto e manuseado ensaio sobre o ‘assunto’ do livro”, de que fala Afrânio Coutinho –. Entretanto, é exatamente isso que da vida à crítica de jornal. É pessoal, uma conversa com o leitor.
O crítico é um encantador de serpentes, um sedutor de leitores. É parte de um triângulo, onde também estão incluídos o autor e o leitor. A obra é o pêndulo usado pelo hipnotizador. É claro que nem todos os leitores caem nessa armadilha. Urge que a obra interesse a quem lê.
Exemplifiquemos.Em “LEITURA & DIVAGAÇÃO”, páginas 39 a 44, sob o título “Por que não ser feliz?”, Nelson Hoffmann comenta a obra da romancista catarinense Urda Alice Klueger, como ele, de origem alemã. Centra sua análise em “Verde Vale”, primeiro livro da autora.Começa contando sua curiosidade pela obra de Urda, a forma como descobriu seu endereço, o recebimento dos livros e a leitura. Tudo muito humano. E essa humanização se completa ao aproximar a “ficção” de Urda e a própria biografia do crítico. Humberto Sonne é um alemão forçado a deixar sua pátria forçado pelas guerras e a miséria. Uma história semelhante a do avô de Nelson, que também foi feliz vale do Ijuí, como Humberto o seria às margens do Itajaí.Toda a obra crítica de Nelson Hoffman, como a de muitos bons críticos de jornal, é uma história amena, como aquelas velhas conversas ao pé do fogo, antes que o gás de cozinha colocasse o fogão a lenha entre os fósseis da história. E é essa fraqueza, condenada pelos arautos do “new criticism”, em nome de uma pretensa superioridade da crítica acadêmica encastelada em livros e revistas que ninguém lê, o que confere valor ao texto jornalístico.A campanha promovida pelos “novos críticos” era e é uma orquestração coorporativa. Como um bumerangue, seus argumentos, todos, podem voltar-se contra eles próprios. Antes de um bem para a literatura causaram um mal imensurável. Afastaram ainda mais o livro do público. Quanto mais artigos e crônicas sobre autores e livros, mais leitores. Hoje as edições têm praticamente a mesma tiragem de há um século e tanto atrás. Salvam-se os protegidos dos grandes meios de comunicação. Nelson Hoffmann, há anos, entrincheirado no Jornal Igaçaba, lá nas Missões continua a divulgação de autores e livros que não encontram espaços em livros e revistas acadêmicas, muitas vezes com minúsculas tiragens apenas para justificar recursos obtidos em projetos financiados com recursos públicos. Faz da crítica um trabalho de grande seriedade, um verdadeiro magistério e ministério.
(*) Paulo Monteiro é presidente da Academia Passo-Fundense de Letras e pertence a diversas entidades do Brasil e do exterior. Seu endereço para correspondência é: Caixa Postal 462 – CEP: 99001-970 – Passo Fundo – RS.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
AUTORAMAS - BEST INTERNATIONAL SHOW
Autoramas- Best International Show - Gruta77- Madrid
http://www.gruta77.com/noticias_ampliada.php?not_id=316
MEJOR CONCIERTO ROCK INTERNACIONAL
01. AUTORAMAS…7 de nov.
02. MOTHER SUPERIOR…4 de oct.
03. CREEPSHOW…15 de nov.
04. MAGNOLIAS…20 de jun.
05. DUB TRIO…13 de oct.
06. MARY WEISS…29 de may.
07. BABY WOODROSE…13 de ene.
08. PEACOCKS…9 de may.
09. BLACK HALOS…24 de may.
10. KEPI THE BAND…31 de oct.
A las puertas se quedaron dentro del sonido country-50’s AL & THE BLACK CATS, RENO BROTHERS y SLAM & HOWIE, entre los clásicos de siempre UK SUBS, DWARVES y NEW CHRISTS, y además MUCK & THE MIRES, el swing de MARC TORTORICCI y TEXAS TERRY con la mejor formación que ha traído jamás a España. El primer puesto se lo llevó la deslumbrante apuesta de AUTORAMAS, unos brasileños poco conocidos por aquí y en su primera visita a Europa, pero grandes músicos, muy originales y con un sonido de guitarra trabajado para cada canción, resultando tremendamente divertidos y frescos.
Gabriel Thomaz - Best Guitar Player
MEJORES GUITARRISTAS
01. GABRIEL THOMAZ (Autoramas)
02. FERNANDO PARDO + DAVID KRAHE (Los Coronas)
03. NICO (La Frontera / Delta Hot)
04. JIM WILSON (Mother Superior)
05. ROLF HARTOGS (Reno Brothers)
06. MARCOS MONTOTO + MIKE MARICONDA (The Real McCoyson)
07. JUAN ABARCA (Mamá Ladilla / Engendro)
08. MANOLO CAUCHOLA + PAUL COLLINS (Paul Collins Beat)
09. D.P. HOLMES (Dub Trio)
10. ABUELO SOTO (Siniestro Total)
Autoramas record for sale - Rough Trade - London
http://www.roughtrade.com/site/shop_detail.lasso?search_type=sku&sku=309296
AUTORAMAS - catchy chorus
a excellent pop garage seven inch from rio de janiro in brazil. a killer bass heavy a side on this very limited ( 200 worldwide ) record.on gravadora records.autoramas is the most important independent band in brazil. they have four albums released, the most recent "teletransporte" was chosen "record of the year" by brazilian press. one of their videos ("voc sabe") was the most awarded video on brazil mtv awards in 2005. they toured europe, japan and south america. they are a blend of b-52's, devo, surf music and jovem guarda (brazilian movement pre-tropicalia).
Autoramas no Carnaval de Salvador!!!!!!
Autoramas e Retrofoguetes tocam no Circuito Barra/Ondina ("Trio do Rock")
É com grande alegria que informamos que neste ano teremos, pela primeira vez, a participação dos Autoramas no Circuito Dodô, no Carnaval de Salvador, numa iniciativa da Secretaria de Cultura, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia.
A banda Retrofoguetes será a anfitriã do "Trio do Rock", onde fará uma edição especial do Retrofolia - o Baile de Carnaval dos Retrofoguetes, junto com seus convidados. O Trio Elétrico capitaneado pelos Retrofoguetes sairá na segunda-feira de Carnaval, dia 23 de fevereiro, às 21h, no percurso Barra/Ondina.
Além dos Retrofoguetes e dos Autoramas, o Trio do Rock terá participações especiais, como a cantora Érika Martins (ex-Penélope).
www.myspace.com/autoramas
www.autoramasrock.com.br
www.fotolog.com/autoramas
http://garagepunk.ning.com/profile/autoramas
TEMPORADA CAFÉ ELÉTRICO
Nesta próxima quinta-feira acontece mais um show da temporada de apresentações intimistas Sandro Garcia & Enigma Central Park no confortável Café Elétrico. No repertório, faixas de meus dois discos solo "Enigma Central Park: Demos Vol.1" de 2005 e "Jogos Metropolitanos: Demos Vol.2" de 2008, além de releituras do Charts, Momento 68 e Continental Combo, entre covers de baluartes como Stranglers, Kevin Ayres, Byrds, Frank Jorge e Plato Divorak, Beat Boys e o que pintar. As apresentações vão contar com participação especial da Consuelo Gregori na voz e escaleta.O Café Elétrico fica instalado num casarão do início do Século XX no Pacaembu, e mescla a estrutura dos pubs ao charme dos cafés europeus, a casa possui uma uma grande variedade de cervejas nacionais e importadas indo das artesanais Backer (MG) e Baden Baden as long necks Devassa, Guiness e Amesterdam.Não deixe de aproveitar a promoção da Cerveja Heineken 600ml por R$ 4,50 de quinta a domingo, das 17 às 18:00h e das 18 às 19:00h por R$ 5,00.Nesta quinta serão sorteados 5 Kits com o disco "A Vida é um Mistério" do Continental Combo e a
a compilação de vídeos "Explanações Vol.1"
Temporada - Sandro Garcia & Enigma Central Park
Toda as quintas de fevereiro, por volta das 19:30hs (a casa abre as 17:00hs)
Entrada 3,00 reais
Local: R. Francisco Estácio Fortes, 153 - Pacaembu
Tel. (11) 2476-5021
http://www.cafeeletricobar.blogspot.com
Mais Informações:
http://myspace.com/sandrogarciasolo
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
ARNALDO BAPTISTA
CECÍLIA FERREIRA VIDIGAL
VOCÊ DECIDE
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. João 8.32.Tão valiosa quanto a liberdade é a palavra. Uma e outra se fundem de tal forma que o primeiro ato de um tirano é confiscar a liberdade de expressão: “quando as palavras perdem o significado as pessoas perdem sua liberdade” (Confúcio).
Toda forma de servidão vai contra a vontade do Senhor. Pouco importa se alguém diz ter fé e com fiéis caminha. Se as atitudes são de ateu, desconfie. Jesus foi o único homem (por ser mais que homem) capaz de ofertar e se doar sem nunca exigir retorno ou se ofender com ingratidões.
Aquele estranho e-mail ensinava: capturam-se porcos selvagens colocando-se comida num mesmo lugar da floresta todos os dias. Deixe que se acostumem. Construa uma cerca de um dos lados. Sirva mais comida. Com o passar do tempo faça mais um lado. Sirva sempre o alimento. Faça o terceiro lado. Mais comida e os bichos já não querem correr atrás do ganha-pão. Está lá, fácil e gratuito. Ao fabricar o quarto lado da cerca não se esqueça: coloque uma porta. Mantenha-a aberta e continue a apresentar o benevolente self-service. Ao vê-los cercados e distraídos, feche a porteira.
Convenhamos, tentarão pular a cerca, mas, diante da facilidade do sustento, a escravidão acabará por lhes será cômoda. Claro, uns poucos insistirão na fuga, porém isso apressará seu envio ao matadouro.
Teria sido fácil notar a construção dos pedaços de cerca, se os animais a serem dominados não tivessem suas percepções desviadas por súbitos subornos adornados com indulgências. Depois das liberdades surrupiadas importa o regime político?
Autores, mais recentes que o filósofo chinês citado acima, já lutaram contra o que está prestes a ser reinstaurado. Gil, mesmo sendo ministro, e Caetano que gosta de caminhar “sem lenço e sem documento”, se percebessem o porvir, se indignariam: “As pessoas da sala de jantar / são ocupadas em nascer e morrer”.
Se o portão se fechar, a cerca só cairá quando o “dono”, por alguma razão (geralmente uma má administração daquilo que ele próprio conquistou), não puder mais oferecer milho gratuito. E, depois do ato consumado, naquele dia, restaria entoarmos com Chico: “Apesar de você / amanhã há de ser / outro dia...”. E, se acontecer, será pela fome que o comodismo e a desunião cairão. Juntamente com a cerca.
E você? Prefere o lado de dentro, o de fora, ou que nem se construa o tal cercado? Enquanto você decide, eu espero não ter que obedecer à afirmação do provérbio iugoslavo: “Diga a verdade e saia correndo”.
CECÍLIA FERREIRA VIDIGAL/araçatuba/sp
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
BABY GARROUX
DIVA PAVESI NO BRASIL PREMIANDO PELA ACADEMIA DE CIÊNCIAS E LETRAS DE PARISNas fotos acima, Diva e Silvia Securato (Oficina do Livro) na premiação em café-da-manhã, em simpático encontro na Via Cave; na foto eu recebendo a grande surpresa da amiga Diva (na Maison Zank); as premiadas Leda Monteiro, Maria Emilia Genovesi (incentivadora das artes no Brasil e responsável pela glória das edições Nós Mulheres), eu, Diva Pavesi e Simone Azank (da super Maison e também premiada; suas roupas são de primeiro mundo, fascinantes e de bom gosto incrível).
Nas fotos abaixo: eu com Monica Rosemberg (super autora, mulher atualizadíssima); Diva e Simone Azank; eu com a sensacional autora e ser humano Betty Silberstein e marido; Simone, Diva e Marcos Menna Barreto. E todos do grupo juntos na Zank.
Ricardo Massaini - que sempre divulgou a presença e trabalhos de Diva dentro e fora do Brasil -, anfitrionando Diva e sua família durante todo o tempo em que estiver no Brasil e nas Escolas de Samba onde eles irão se apresentar.
Assunto pela semana os agitos da presença da Divine Diva Pavesi no Brasil premiando as laureadas pela Academia de Ciências e Letras de Paris. Um grande grupo segue para Paris em maio para o lançamento de "Nós Mulheres" em francês, premiações, vários encontros culturais. Estaremos presente - agora como premiada - e divulgando todo o kerekekê.ver mais em http://babygarroux.blog.uol.com.br/
PARANGOLÉ VALVULADO
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
MÁRCIA SANCHEZ LUZ
LUA NEGRA
Amo demais que até ferida brota
na cálida, escondida lua negra
dos meus delírios (dor que desintegra
calma desnuda em chuva de gaivota).
Os olhos choram mares, geram grotas,
fabricam densa nuvem que se integra
ao corpo equivocado pela entrega
sofrida num adeus desfeito em gotas.
Amo demais, eu sei, mas o que faço
se de outro jeito não conheço o amor?
A minha sina é nunca combater
o que me atrai e gera descompasso.
Se por um lado existe o dissabor,
tenho da vida a flor que vi nascer.
© Márcia Sanchez Luz
FÁTIMA VENUTTI
Academia Paulista de Letras pode ter cadeira ocupada por Fátima VenuttiPelo segundo ano consecutivo, a escritora paulistana, radicada em Blumenau, Fátima Venutti, figura entre os três indicados para concorrer à cadeira 36 que pertendeu à escritora Esther de Figueiredo Ferraz na Academia Paulista de Letras. Residente em Blumenau desde 2002, Fátima Venutti traz em seu currículo literário várias prêmiações além da organização de obras da Sociedade Escritores de Blumenau. Dentre seus trabalhos, destacam-se "Último Beijo" (Ed. THS Arantes, S. J.Rio Preto/ SP), de poesias e "Terceiro Apito" (Ed. Nova Letra, Blumenau/SC), contos e crônicas de viagens de trem (ambos bilíngue - português/ espanhol). A indicada também integra a Sociedade Escritores de Blumenau e ocupa a cadeira nº 11, da Academia Catarinense de Letras e Artes- ACLASC. Concorrem também à vaga Dom Fernando Antonio Figueiredo, Bispo à frente da dioscese de Santo Amaro, em São Paulo/SP e José Carlos Sibila Barbosa, jornalista e professor universitário. A eleição acontece no próximo dia 19, em reunião na Academia Paulista de Letras.
fonte: Academia Paulista de Letras ((11)3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562 )- acadsp@terra.com.br
Fátima Venutti ((47) 9137 8016) - venuttiana@hotmail.com
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
DEIXEM BATTISTI FALAR!
MINISTROS DO STF, DEIXEM
CESARE BATTISTI FALAR!
Celso Lungaretti (*)
O escritor e perseguido político italiano Cesare Battisti quer ser ouvido pelo Supremo Tribunal Federal na sessão em que se estará decidindo seu destino.
Foi o que afirmou o senador Eduardo Suplicy, ao entregar ao STF uma série de documentos comprovatórios de que Battisti é inocente dos crimes a ele imputados no julgamento de cartas marcadas em que o condenaram à revelia na Itália.
Suplicy usou um eufemismo para se referir aos atos dos tribunais italianos que aplicavam leis caracteristicamente de exceção e condenavam cidadãos a partir das delações premiadas dos oportunistas que queriam escapar das grades, transferindo suas culpas aos outros: disse que o processo jurídico foi "pouco democrático", além de Battisti não haver tido direito de defesa.Surpreendente foi a reticência do relator do caso no STF face ao pedido de Battisti, apresentado por Suplicy, conforme este relatou: "Perguntei ao ministro Cezar Peluso se é possível o Battisti comparecer ao Tribunal para relatar os supostos crimes de que foi acusado. Ele me respondeu que os ministros irão ponderar a respeito".Quando a Itália solicitou o direito de apresentar suas razões no caso, embora já o tivesse feito quando pediu a extradição de Battisti há dois anos, Peluso decidiu sozinho conceder-lhe esse privilégio descabido e inaceitável, de atuar como parte num processo brasileiro.Com isto, retardou-se ainda mais a libertação de um homem que já deveria estar solto desde o reconhecimento do seu direito ao refúgio humanitário por parte do governo brasileiro. O mínimo que se esperava do STF é que, a partir da decisão do ministro da Justiça Tarso Genro, deixasse Battisti aguardar em liberdade o que deveria ser apenas uma providência de rotina: o Supremo reconhecer, como sempre fez, que a concessão do refúgio determina o arquivamento do processo de extradição.Foram cinco dias desperdiçados à espera do desnecessário arrazoado italiano e outros dez (ora em curso) abertos para que o Ministério da Justiça e a defesa de Battisti sobre ele se manifestem.Para equilibrar os pratos da balança, Peluso deveria aceitar imediatamente o pedido de Battisti, que está preso no Brasil desde março/2007 em razão de crimes que lhe são imputados alhures.Depois de tanto tempo jogado no ralo para conceder à Itália um privilégio que exigiu da forma mais arrogante possível, é inconcebível que o STF não disponha de meia hora para escutar a palavra de um homem internacionalmente respeitado por seu brilho intelectual e defendido por cidadãos com espírito de justiça de vários países, a ele solidários por estar flagrantemente sofrendo uma perseguição mesquinha e odiosa da direita européia.Em meu nome e no de tantos que, como eu, pagaram com sofrimentos inenarráveis e com as próprias vidas o preço da liberdade, para que o Supremo hoje possa decidir seus processos sem constrangimentos totalitários, eu conclamo: ministros do STF, deixem Cesare Battisti falar!
* Jornalista, escritor e ex-preso político, mantém os blogs
http://celsolungaretti-orebate.blogspot.com
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
WALLY SALOMÃO
WALLY SALOMÃO
Meu grande amigo
desconfiado e estridente
eu sempre tive comigo
que eras na verdade
delicado e inocente
findaste o teu desenho
e a tua marca sobre a terra resplandece
resplandece nítida e real
entre livros e os tambores do vigário geral
e o brilho não é pequeno
eu sigo aqui e sempre em frente
deixando minha errática marca de serpente
sem asas e sem veneno
sem plumas e sem raiva
suficiente
enviado por Talma Macedo
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
EDITORA GLOBO LANÇAMENTOS
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
POEMA PARA TALMA MACEDO
PASSAPORTE PARA VOAR NO DIA 14 DE MARÇO
para talma macedo
cabelos cor de prata face de anjo dourado em filme alemão
estou tão distante de voce e ainda sinto a sua respiração
devastar meu ombro esquerdo
o presidente negro explode a cabeça de águia no futuro
de uma casa branca
é a velha águia que comandará uma nova
destruição de castelos de areia em meus olhos
posso ver abelhas cães crianças e flores felizes
em seu jardim da provocação
o jasmim do cabo cobre as suas mãos
no cinema do hospício
pessoas racham como vacas de presépio
um palhaço caolho ressuscita em embú das artes
não há mais tempo para a revolução
mas o seu coração é elétrico
mais doce e jovem que a esperança
seus pés não se apoiam ao chão
vocé é uma borboleta
everi rudinei carrara
TELA:salvador dali
TOMADA
A banda paulistana TOMADA mostra sua nova formação em um single com as músicas "Catarina" e "Triste e Distante". Este lançamento conta com um time de ponta, com a produção, gravação e mixagem por Martin, Duda Machado e Alejandro Marjanov (banda Pitty) e masterização por Renato Coppoli. A campanha, que se inicia na internet com as músicas para download, conta também com vídeo making of das gravações (por Nina Cavalcanti), e com as fotos de Juana Diniz. Todo esse material estará disponível também em CD multimídia com arte gráfica de Tiago Almeida. As duas músicas são os primeiros registros para o terceiro álbum do grupo, que deve ser lançado em 2009, e mostram a versatilidade do TOMADA com o rock energético e temas mais sutis.O trabalho está disponível a partir de 2 de fevereiro.
GANHE UM LIVRO DE ULISSES TAVARES
Toda semana o site do escritor Ulisses Tavares,
sorteia um livro autografado do autor entre seus visitantes.
Basta visitar o site e enviar seu email com nome, endereço e telefone e pronto.
Sem burocracia e sem despesa.
É pápum! Participe!
www.ulissestavares.com.br
Nathália Lippi
Assistente Editorial
Escritor ULISSES TAVARESwww.ulissestavares.com.br
NÃO PRECISA EXPLICAR...
"Israel bombardeia escolas da ONU" - manchete nos maiores jornais do mundo no dia 07 de janeiro de 2009. Críticas contra o ato de defesa do estado democrático de Israel entupiram as agências noticiosas, apesar de o fato ter sido negado por Israel. No dia 04 de fevereiro de 2009, Christopher Gunnes, porta-voz da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) informa que a bomba de Israel caiu fora da escola, e que a informação errada, revelada somente agora, um mês após, havia sido passada por outra agência da ONU, o Escritório de Coordenação para Assuntos Humanitários (Ocha). Dá então para se dar crédito a todas as informações postadas pelo grupo terrorista HAMAS e divulgadas por toda imprensa mundial com estardalhaço, sensacionalismo e porque não, certo grau de parcialidade e viés racista? Só queria entender ...
Luiz Nusbaumlnusbaum@uol.com.br
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
HEITOR DE PEDRA AZUL
Je vous informe que cette année nous,
de l'association " Brésil Sertão et Mer ", fetons les 40 Ans de " l'Association Internationale des Amis d'Heitor de Pedra Azul ".
Dans notre programmation il y a des concerts
et expositions.
* Les concerts serons avec Heitor de Pedra
Azul et ses invités brésiliens et français:
Heitor de Pedra Azul, voix/guitare
Agenor de Oliveira, Voix/guitare
Alain Vuillot, piano
Damien Hennicker, saxophones
Quartet "Sax and Fun"
* Exposition:
- Giane Soares, peintures
- Yvan Jourdain, peintures
- Jean-Marie Bruant, peintures
- Mariangela Ratto, sculptures
A la Salle Polyvalent de Pont de Saint Marie
* Concerts:
- Le 14/2, 21h00 au
L'Atelier Savoir & Saveur
15, av. Henri-barbusse
10410 - Saint Parres aux Tertres
- Le 21/2, 21h00 au
Mac'Callary's Pub
24 bis, rue Paul Doumer
10300 - Sainte Savine
- Le 27/2, 21h00 au
Dixi Café
12, rue Pithou
10000 - Troyes
- Le 13/3, 21h00 au
Mixcité
49, rue de la Cité
Troyes
- Le 20/3, 19h00 au
Le Bougnat des Pouilles
29, rue Paillot de Montabert
Troyes
- Le 2/4, 21h00 au
Sam Sam Café (feijoada brasileira!)
34, rue Général de Gaulle
Troyes
- Le 24/4, 21h00 au
Theâtre Auditorium CAT
Annexe de la Mairie de Saint Julien les Villas
Rue J.J. Rouseau
10800 - Saint Julien les Villas
- Le 25/4, 19h00 au
Le Bougnat des Pouilles
29, rue Paillot de Montabert
Troyes
- Le 30/4, 21h00 à
La Salle Pollyvalent de Pont Saint Marie
Pont Sainte Marie
- Le 2/5, 21h00 au
Dixi Café
12, rue Pithou
Troyes
- 7/5, 21h00 au
The Manhatten Club
27-29, rue Général Saussier
Troyes
- Le 30/5, 21h00 au
Au Vrai Chablis
Le Grande Rencontre Internationale des
Amis d'Heitor de Pedra Azul!
6-8, Place Général de Gaulle
89800 - Chablis
- Le 20/6, 21h00
Face la Mairie de Saint Julien les Villas
Rue J.J. Russeau
10800 - Saint Julien les Villas
France
Brésil:
- Le 2/7, 21h00 à la
Fundação Darcy Ribeiro
Rua Almirante Alexandrino, 1991
Santa Teresa - Rio de Janeiro, Brésil
Le 3 e 4/7, 21h00 au
Salsa e Cebolinha
Av. Gomes Freire, 217 - Lapa
Rio de Janeiro, Brésil
- Le 7/7, 21h00 au
No Fundo do Bau
Av. Raja Gabaglia, 4767 - Santa Lucia
Belo Horizonte, Brésil
Après... Araxa (MG), Campo Grande e Coxim (MS), Goiânia e Brasilia (Go),
Pedra Azul (MG), Aracaju (Se), Salvador (Ba)... Brésil!!!
Veuillez vous participer?
Contact: 0623840459, Mme. Marie-José.
Sarava merci!
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
ACADEMIA PASSO-FUNDENSE DE LETRAS
Prezado(a) Confrade:
A Academia Passo-Fundense de Letras sente-se honrada em convidar Vossa Senhoria para a sessão solene de abertura do ano acadêmico de 2009, a realizar-se na próxima sexta-feira, dia 6 de fevereiro, na sede do sodalício (Avenida Brasil Oeste, 792), na cidade de Passo Fundo, Estado do Rio Grande do Sul, República Federativa do Brasil.
Atenciosamente,
Acadêmico Paulo Monteiro - presidente
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
MULHERES ESCRITORAS
Concurso Literário Internacional MULHERES ESCRITORAS
A HOJE EDIÇÕES, Editora localizada em Casca/RS, convida escritoras e poetisas a participarem da 4ª edição do Concurso Literário Internacional “Mulheres Escritoras”.
PARTICIPAÇÃO:
Cada autora poderá participar nas categorias: PROSA e VERSO, com temática livre, com até quatro (04) trabalhos, de máximo quatro folhas, em cada categoria . Os trabalhos deverão ser apresentados digitados,, em espaço dois, corpo 10 de um só lado do papel com as páginas numeradas, assinados com pseudônimo e entregues em três vias (com exceção material enviado via e-mail). Em envelope separado colocar um breve currículo da autora, incluindo endereço completo, e-mail, telefone ( no caso de envio via-email mandar em arquivo separado dos originais). Do lado de fora do envelope colocar o nome das obras e o pseudônimo utilizado. Os trabalhos deverão ser enviados para o seguinte endereço:
HOJE EDIÇÕES – Concurso Mulheres Escritoras Caixa Postal 19 – Cep 99260-000 – Casca-RS- BRASIL ou editora@hojeedicoes.com.br
DATA LIMITE PARA INSCRIÇÕES: Até o dia 31 de MARÇO de 2009.
PREMIAÇÃO: As autoras que tiverem os seus trabalhos selecionados, obtendo no mínimo nota 7,0 ( De 0 a 10), serão convidadas a participar da edição do(s) livro(s) em regime cooperativado . A autora selecionada receberá CERTIFICADO DE MENÇÃO HONROSA e as três melhores notas, em cada categoria, um certificado especial especificando a colocação, além de brindes da editora. DOS RESULTADOS: Os resultados serão divulgados até o dia 31 de Maio de 2009. As autoras serão contatadas para a organização da edição do(s) livro(s), cuja impressão deverá ocorrer no mês de junho de 2009, dependendo da velocidade da adesão das autoras. Maiores informações pelo fone/fax (54) 3347-1422 ou pelo e-mail: editora@hojeedicoes.com.br
Ou no site www.hojeedicoes.com.br/CORTESIA DE FATIMA VENUTTI/SC
UBE DE PERNAMBUCO
UBE precisa do apoio da sociedade para preservar o patrimônio dos escritores pernambucanos
A UBE conclama o apoio da sociedade para preservar o patrimônio dos escritores pernambucanos. Todos podem ajudar: comentando o assunto, manifestando publicamente o apoio ao nosso esforço, etc. Os advogados que quiserem se engajar podem se manifestar pelo fone (81) 9975-7364 ou pelos e-mails alexandresantos@br.inter.net ou ube@hotmail.com.
SANDRO GARCIA
Olá Pessoal,
Gostaria de fazer um convite a vocês. Todas as quintas-feiras de fevereiro, estarei (Sandro Garcia & Enigma Central Park) em uma temporada de apresentações intimistas (voz, violão e guitarra) no aconchegante Café Elétrico, tocando faixas dos meus dois discos solo, além de releituras do Charts, Momento 68 e Continental Combo, entre covers de baluartes como Stranglers, Kevin Ayres, Byrds, Frank Jorge e Plato Divorak, Beat Boys e o que pintar.As apresentações vão contar com participação especial da Consuelo Gregori na voz e escaleta.O Café Elétrico fica instalado num casarão do início do Século XX no Pacaembu, e mescla a estrutura dos pubs ao charme dos cafés europeus, a casa possui uma uma grande variedade de cervejas nacionais e importadas indo das artesanais Backer (MG) e Baden Baden até long necks Devassa, Guiness e Amesterdam.
Se você estiver circulando pela cidade afim de ouvir música tranquila e também experimentar um variado cardápio de cervejas, esta e a pedida.
Temporada Sandro Garcia & Enigma Central Park
Toda as quintas de fevereiro, por volta das 19:00hs (a casa abre as 17:00hs)
Entrada 3,00 reais
Local: R. Francisco Estácio Fortes, 153 - Pacaembu
Tel.(11) 2476-5071 /
http://www.cafeeletricobar.blogspot.com/
domingo, 1 de fevereiro de 2009
IBRASOTOPE
De 6 a 8 de fevereiro, Cristiano Rosa (Pan&Tone) ministrará oficina na sede do Ibrasotope. Inscreva-se com antecedência e tenha desconto. Apenas 10 vagas!
Oficina de Circuit Bending - Aplicativos Simples
Baseado no axioma de Nicolas Collins (autor de Handmade Electronic Music - The Art of Hardware Hacking), Cristiano Rosa explora três dispositivos básicos porém de muito potencial, são eles:
1. mini amplificador
dispositivo essencial para tornar audível os projetos desenvolvidos durante a oficina e pode ser usado como instrumento quando seu circuito é tocado com os dedos.
2. elemento piezo-elétrico
com a construção de discos piezos torna-se possível perceber sonoridades mínimas, os microsons (piezo music) e quando utilizado com o mini amplificador pode-se obter uma enorme variedade de microfonias (feedback music).
3. oscilador de onda quadrada
com este oscilador pode-se criar um sintetizador controlado pelo toque dos dedos, com componentes eletrônicos (potenciômetros e fotocélulas) e até mesmo por camadas finas de grafiti em papel. Datas: sexta-feira, 6 de fevereiro, das 20h às 23h; sábado e domingo, 7 e 8 de fevereiro, das 16h às 19h.Número de vagas: 10.
Investimento: R$ 160,00, com 10% de desconto para quem pagar até o dia 4 de fevereiro (R$ 146,00), mandando o número do depósito para este e-mail mesmo com o assunto "inscrição oficina". Depositar na Caixa Econômica Federal, agência 0435, operação 013, conta 00093459-0 - Cristiano Rosa.
Local: Ibrasotope - rua Januário Miraglia, 43 - Vila Nova Conceição, São Paulo. Tel: (11) 3578-6390.
www.panetone.net
www.myspace.com/ibrasotope
Beijos,
Úrsula.
O Ibrasotope promove concertos, oficinas, palestras, intervenções, entre outros eventos, todos relacionados à música experimental. Sua intenção é estabelecer um pólo fixo de integração entre os criadores e interessados na produção de música experimental/contemporânea, e possibilitar a divulgação do que é feito atualmente nesse sentido.aso não deseje receber mais as nossas mensagens, favor escrever-nos com o assunto: Bartolomeu!
Assinar:
Postagens (Atom)