segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ENTREVISTA COM SANDRO GARCIA










entrevisto ,neste ano comemorativo do 13º aniversário  do site telescopio, o compositor/cantor SANDRO GARCIA, á frente da banda CONTINENTAL COMBO,de sampa. Recebi os primeiros cds desta banda encantadora por volta de 2003 e me tornei fã ,sempre acompanhando seus trabalhos e projetos. O som da banda é meio folk/psicodélico/pop, e muito pessoal, fora dos modismos pegajosos atuais. Uma banda com som próprio, influencias diversas,limpo, inventivo, urbano, porém, diferenciada. vale a pena ouví-los,caros amigos e leitores.
SANDRO É o primeiro á direita,na foto.



1- Sandro, enquanto cidadão como voce vê a situação social  do povo paulistano em sampa e no país como um todo, acha que o ESTADO faz sua parte no setor da cultural,de um modo geral?
Nas bandas e projetos sempre mantivemos uma atividade musical independente das ações do estado.

2- Tenho a impressão de que o cinema influencie sua música, repleta de imagens sobre a mega-metrópole paulista. Que filmes ou diretores de cinema voce gosta?
 
Com certeza, o cinema é um dos ingredientes de grande influência nas músicas, principalmente nas letras. Não sou um cinéfilo, na medida do possível acompanho novidades e também os diretos clássicos como; Jean Luc Godard, Antonioni, Roman Polanski, Walter Hugo Khouri. Um exemplo recente da presença do cinema no trabalho da banda é o novo single chamado “Faroeste Blues”, a letra faz referência direta aos filmes “El Topo” e  “Holy Moutain” do diretor Alejandro Jodorowsky.

3- Suas letras parecem retratar uma metrópolis  em que as pessoas estão sós, embora cercadas por milhares de habitantes, como voce enxerga a solidão, já se sentiu assim, podendo fazer da solidão também um momento maravilhoso de criação e de conhecimento próprio, criando uma espécie de diversão solitária?
A solidão retratada nas músicas não é negativa, é um estado de espírito. Na velocidade da cidade grande você acaba queira sim ou queira não se deparando com um momento onde surge a sensação de estar só, é um momento de introspecção onde podemos vislumbrar uma oportunidade para uma reflexão criativa, escrever uma poesia, fazer uma foto da cidade, um desenho, enfim.


4- Eu adoro  diversas músicas do THE CHARTS, do MOMENTO 68 e do CONTINENTAL COMBO,mas a primeira música que me tocou sensivelmente foi " Cósmica,impedância,Solidão"...acho que o refrão dela me faz lembrar de "2000 lights years from home " (do album Suas Majestades Satanicas,dos Rolling Stones,67) ,como esta música surgiu? o que voce poderia me dizer sobre ela/
 
Ela foi gravada pelo Continental Combo no primeiro EP de 2003, mas foi composta um pouco antes, em uma fase onde havia uma forte influência da psicodelia britânica de bandas como: Pink Floyd, Soft Machine, Caravan, Tomorrow, Kaleidosope. É uma música da mesma leva de “Turn On, Turn In, Drop Out” e “Vitímas da Op Art” do Momento 68. Nunca havia feito esta comparação com a faixa dos Stones que uma grande composição da fase colorida da banda.

5- A textura das músicas do CONTINENTAL COMBO, embora tematize o universo da grande metrópole, parece apontar para novos rumos,para o futuro, não é uma música feita para "vender",estacionar na MTV ou coisa assim. Nâo acha que esta seja uma das grandes virtudes da banda?
 
Estamos ao longo destes anos fazendo o nosso som, e construindo a identidade sonora da banda, neste aspecto a idéia é não abrir concessões em troca de um fantasioso lugar ao sol. O trabalho da banda é acessível, as vezes pop, mas é também denso e lisérgico, isso talvez seja uma característica que mantém o grupo distante da cultura de massa.

6- Considero seu album solo "ENIGMA CENTRAL PARK demos vol 1,um trabalho estéticamente delicioso e inesquecível , para mim ele complementa tudo que voce fez interior,não é assim?
 
“Enigma Central Park: Demos Vol. 1” foi lançado em 2005 pela Open Field/Peligro Discos, a idéia foi a de compilar gravações demos e inéditas em um disco. Não se trata de um trabalho solo, mas somente um título que me ajudou a organizar gravações que estavam nos meus arquivos pessoais. Em 2008 foi lançado “Jogos Metropolitanos: Demos Vol.2”  com outras demos e inéditas, a idéia é lançar 3 volumes, estou atualmente organizando material para o terceiro disco.

7- "o pássaro que comeu o sol",do album CONVENIENCIAS NA CIDADE,é uma pérola instrumental, foi influenciada por poesia coreana - suas letras se encaixam corretamente com a sonoridade das canções, algo muito parecido com o que faz o VIOLETA DE OUTONO, esta liberdade de criação, flui naturalmente, voce não parece fugir do "lugar comum", o que também o diferencia da baboseia que surta pelas rádios e tvs, concorda/
 
Esta faixa instrumental foi composta pelo Carlos Nishimiya, depois batizei com um nome bastante onírico, que é na verdade o nome de um livro com vários autores de poesia coreana.
O processo para escrever as letras é sempre feito com a intenção de complementar a parte instrumental, não há formulas, as vezes o texto pode chegar junto com o tema instrumental ou então pode levar meses procurando a palavra e a frase ideal.

8- Andei pesquisando algumas bandas esquecidas oriundas do psicodelismo dos anos 60, quais a que voce indica para os nossos  leitores, ENTRE as que voce mais ouve?
 
Estou ouvindo recentemente o disco do The Lemon Drops, chamado “Crystal Pure” uma banda psicodélica de Chicago, adoro o 1º álbum do Caravan, o 1º do Soft Machine. Estou ouvindo também o primeiro álbum de 67 dos ingleses Blossom Toes chamado “We are Ever so Clean”.

9- Qual a importancia do trabalho da consuelo gregori ao seu lado durante todos este anos de muito rock/folk/designer  e psicodelia ?
 
Ela é uma grande parceira, desenvolveu e cuidou de quase todas as capas do Continental Combo e também de outros projetos que participei. Sempre que surge uma oportunidade ela contribui musicalmente, tocando escaleta, teclado e voz nos shows do Continental.

10- Quando estive em sampa ,no ano de 2005 falamos muito ao telefone,e voce me advertia sobre a precariedade dos espaços livres para as apresentações de bandas alternativas - por aqui em Araçatuba/sp isso é constante,o rock se tornou marginalizado de novo,mas como poderia ocorrer numa cidade com as dimensões de SÃO PAULO?
 
Aqui na capital há espaços de todos os tipos para todos os formatos de bandas e suas varias sonoridades, desde um circuito de bares noturnos na Augusta a teatros, como foi o caso do simpático Teatro da Vila onde o Continental Combo tocou recentemente dentro do projeto Quanto Vale um Rock Paulista? organizado pelo Rogério Salatini.

11- Sandro, como surgiu a épica canção " EU E MEUS PENSAMENTOS", talvez seja a composição mais longa do CONTINENTAL COMBO.
A parte instrumental desta faixa surgiu de um registro totalmente espontâneo, estava no estúdio Quadrophenia fazendo overdubs de violão em uma outra música e aproveitei para gravar um esboço, depois como de costume carreguei a demo comigo para ouvir e tentar elaborar uma linha melódica de voz, neste período estava obcecado pelos discos solo do Robert Wyatt (ex-baterista do Soft Machine) ouvi os álbuns tantas vezes que comecei a imaginar palavras em português, fui anotando e foi com elas que montei a letra de “Eu e Meus Pensamentos”.


12- Já me disseram que sua voz é pequena em termos de extensão,uma espécie de limitação sua - mas penso que esta sua característica se adequa a sua música, se funde a ela sem comprometê-la em nada -lembro que Lou Reed, Roger Mguinn também possuem pouca extensão,mas suas músicas se adequam paradoxalmente ás suas respectivas composições,e até ficam um tanto estranhas quando apresentadas por outros intérpretes,o que voce tem a dizer sobre isso?
Não há dúvida sobre isso no The Charts (entre 1990 e 1999) tocando contra-baixo eu também ajudava no backs vocals, mas depois assumindo a voz principal em outras bandas notei a minha dificuldade com afinação e também com o timbre, ao longo de todo este tempo cantar (e também tocar guitarra) é para mim um ato de superação, sempre será um processo de aprendizagem. Estou atento e procurando formas de contornar esta limitação ao mesmo tempo tentando imprimir uma identidade vocal nas composições.


13- Sandro, voce e todos da banda, tenham sempre em nosso site telescopio, o apoio,e nossa admiração como fãs e amigos. Espero que um dia o CONTINENTAL COMBO se apresente em Araçatuba,já que estiveram em Londrina, deixando sampa por alguns dias.
 
Everi obrigado pelo seu apoio de sempre, um grande abraço para você e todos os leitores.

Aos interessados o Continental Combo disponibilizou para download seus 3 álbuns e também o novo single “Faroeste Blues” no bandcamp:
http://continentalcombo.bandcamp.com/
Outro endereço bacana com informações atualizadas da banda é:
http://continentalcombo.wordpress.com/


abçs e votos de profunda admiração pelo seu trabalho
 
everi rudinei carrara

Nenhum comentário: