segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ESQUECER X SEGUIR EM FRENTE


Esquecer X seguir em frente
Posted by: Daniela |

Manha fresca de um domingo nublado pós Rock in Rio, pós Cold Play cheio de fogos no final. musica e dança são alimento para a alma... Leio com prazer a cronica da Martha Medeiros do globo de hoje, acompanhada do Jonh Lennon e sua voz mansa e quase vejo Londres do lado de fora... Imaginação fértil sempre tive muita.
Felizmente enfim aprendi a usa-la para colorir minha vida e não mais inventar pessoas fora das paginas da ficção.
Na cronica Martha conta sobre como um video de um escritor Uruguaio lhe levou a pensar sobre a necessidade que as pessoas tem de esquecer as mazelas da vida para conseguir seguir adiante. Como dizem lá na nossa terra, o chapéu serviu.
Sempre que leio algo que me faz bem, compartilhar me faz melhor ainda.


"A gente procura esquecer pra poder ir adiante, mas que espécie de caminho trilhamos quando não enfrentamos a verdade?
Esquecer é uma estratégia de sobrevivencia. Somos todos uns esquecidos crônicos. Pra começar esquecemos de alguns descuidos que sofremos na infância, pois fomos educados para considerar pai e mãe infalíveis. Dessa forma, nossas dores internas acabam ganhando o apelido de fricotes, só que esses fricotes viram traumas, e esses traumas minam nossa confiança na vida e sustentam os consultorios psiquiatricos, já que esquecer é uma forma de impedir a compreensão absoluta de nós mesmos e alguem precisa nos ajudar a lembrar para nos libertarmos.
Esquecemos os desaforos que tivemos que engolir durante um casamento ou namoro, tudo porque nos ensinaram que o amor deve ser forte o suficiente para aguentar os revezes da convivência, e tembém por medo da solidão, que tem péssimo cartaz. Então para nos enquadrarmos e nos sentirmos amados e estóicos, esquecemos as mentiras, as traições, os maus tratos, as indiferenças e mantemos algo que ainda parece uma relação, mas que deixou de ser no momento em que enfiamos a cabeça dentro do buraco.
Esquecemos em quem votamos, céticos de que em política nada muda, e, em vez de investirmos nossa energia em manifestações de repúdio à corrupção, deixamos pra lá e seguimos em frente conformados com a roubalheira, desmemoriados sobre nossos direitos.
E esquecemos principalmente de quem somos. Dos nossos ideais, das nossas vontades, dos nossos sonhos, das nossas crenças, tudo em prol de uma adaptação ao meio, de uma preguiça em desfazer o combinado e buscar uma saída alternativa, de uma covardia que gruda na alma e congela os movimentos.
Esquecer de nós mesmos é assinar contrato com a resignação."

Obrigada MARTHA por me lembrar que a amnésia é uma opção, mas não é obrigatória.
E por me propiciar o primeiro sorriso da manha de domingo.blog daniela escobar

Nenhum comentário: